5 dicas para aumentar a venda no varejo

13 de julho de 2017 | Dicas de moda jeans, Lojistas

Sejamos sinceros, não está fácil para nenhuma empresa manter o ritmo de crescimento e continuar faturando em meio a um cenário econômico e político com tantas incertezas.

Quando falamos do varejo, essa situação pode se tornar ainda mais complicada, especialmente com itens que são considerados supérfluos, como as roupas.

Como fazer então para aumentar a venda no varejo, não perder clientes e nem deixar a margem de lucro sofrer com os impactos desse cenário? Confira 5 dicas efetivas em nosso artigo:

1 – Invista na fidelização de clientes

Você sabia que custa mais barato e é mais rentável manter os clientes atuais satisfeitos do que atrair novos a todo momento?

Isso acontece devido a uma conta simples: para chamar a atenção de novos clientes é preciso investir constantemente em divulgação e marketing. Ao contrário, fidelizar clientes atuais é uma atitude que pode ser realizada com estratégias simples e você ainda tem a oportunidade de aumentar o valor gasto por cada um deles na loja, incrementando a margem de lucro.

Para encantar e manter o seu cliente sempre por perto, porém, é preciso conhecê-lo a fundo. Essa tarefa pode ser realizada com uma simples tabela de Excel e alguns telefonemas e e-mails.

Certifique-se de a sua loja mantenha os contatos e os históricos de compra de cada cliente. Dessa forma, ficará mais fácil de criar ações de fidelização, direcionar comunicados sobre lançamentos e promoções e, até mesmo, lançar produtos com maiores chances de vendas.

2 – Dê a devida importância para os vendedores

Os vendedores da sua loja são um poderoso cartão de visitas e incentivadores de vendas. Um bom vendedor consegue identificar o perfil do cliente e oferecer exatamente aquilo que ele deseja ou que vai chamar a sua atenção.

É justamente por isso que, muito mais do que receber os clientes na porta e realizar os pagamentos, os vendedores precisam atuar como verdadeiros consultores dos clientes.

Para contar com vendedores incríveis, invista em treinamentos e mantenha um canal de comunicação aberto e com feedbacks que permitam o desenvolvimento de cada um.

Também é fundamental contratar apenas aquelas pessoas que se enquadrem no perfil da sua marca e tenham características pessoais que você considere importantes, como cordialidade e respeito.

3 – Valorize os benefícios dos produtos

Aumentar as vendas no varejo de produtos que não são considerados como de primeira necessidade, como é o caso de roupas, costuma ser uma tarefa bastante complicada em épocas de crise.

Como o poder de consumo se torna limitado, esses itens costumam ser os primeiros a serem cortados da lista de compras.

Por isso, é muito importante focar as campanhas de divulgação e, até mesmo, a comunicação da sua loja e vitrine, nos benefícios dos produtos e não nas necessidades que estão sendo supridas.

Em outras palavras, pense como as roupas que a sua loja vende podem fazer o seu cliente se sentir mais especial e confiante. Uma boa dica pode ser, inclusive, dizer como as roupas podem ajudar as pessoas a conseguirem um novo emprego ou promoção.

4 – Analise os retornos dos investimentos

Em “épocas magras” investir nas frentes certas vai fazer toda a diferença para aumentar as vendas e, inclusive, fazer com que a sua loja diminua os custos e despesas.

Para isso, é importante começar a monitorar e analisar absolutamente todos os investimentos e pagamentos que são realizados.

Crie uma planilha em que você consiga computar todos os gastos, faturamento e lucro mês a mês.

Essa atitude fará com que seja possível entender o que realmente está trazendo o retorno esperado e o que é apenas mais um gasto desnecessário.

Apenas tome cuidado para não cortar itens que podem fazer a diferença nas vendas, principalmente para o seu cliente, como um café ou água para ele beber enquanto está na loja.

5 – Aposte em produtos de qualidade

Não é possível aumentar a venda no varejo sem oferecer produtos que realmente sejam de qualidade e agradem aos clientes.

Selecionar fornecedores apenas pelo preço e – o pior de tudo – errar nessa escolha tão importante, só fará com que a mercadoria fique parada no estoque e você perca dinheiro.

Trabalhe com marcas que ofereçam coleções com materiais de alta qualidade e que tenham tudo a ver com o perfil de clientes que a sua loja atende. Dessa forma, aumentar a venda no varejo vai se tornar uma atividade muito mais fácil do que você imagina!

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