Como oferecer um atendimento personalizado em sua loja?

25 de julho de 2017 | Dicas de moda jeans
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Cada vez mais, o sucesso de uma loja dependerá exclusivamente do quanto ela conseguirá customizar o seu atendimento ao cliente.

Isso acontece porque personalizar produtos é uma tarefa bastante complexa e o cliente está muito mais exigente do que era antigamente. Por isso, oferecer atendimento personalizado em sua loja é um dos grandes segredos para que o cliente se sinta valorizado e volte mais vezes.

O que significa oferecer atendimento personalizado?

Pode parecer uma atividade bastante complexa, principalmente para lojas menores, oferecer um atendimento personalizado. No entanto, saiba que essa é uma tarefa que consiste basicamente em conhecer quem é e o que precisa o seu cliente para, a partir daí, mostrar que ele não é “apenas mais um”.

Isso quer dizer que a sua loja não precisa investir em softwares caros e super elaborados e nem contar com uma equipe enorme de vendedores, desde que faça a lição de casa direitinho.

Quem é o seu cliente?

O primeiro passo, então, não poderia ser outro a não ser fazer uma completa imersão nos seus clientes.

Tente traçar o perfil dessas pessoas para identificar padrões e entender informações como suas profissões, problemas que querem resolver, pontos que elas consideram importantes ao escolher as roupas e as lojas em que compram.

Armazene essas informações em algum lugar como uma planilha de Excel para que seja possível mantê-la atualizada e seja de fácil acesso para todos da sua equipe. Com isso, ficará muito mais fácil de conhecer os seus clientes e personalizar o atendimento.

Trabalhe a empatia

Empatia é saber se colocar no lugar da outra pessoa e entender o seu ponto de vista. E essa é uma habilidade muito importante quando falamos em oferecer atendimento personalizado em sua loja.

Principalmente quando um cliente faz uma reclamação, não deixe de tentar olhar a situação pelo seu ângulo e usar o ocorrido como um aprendizado para melhorar das próximas vezes.

Também é importante saber que, nem sempre, o cliente tem razão e a sua loja pode estar perdendo tempo e dinheiro tentando agradar pessoas que não estão dentro do perfil que você traçou anteriormente.

Por isso, além de ter a empatia e o respeito como valores essenciais da sua loja, não deixe também de priorizar e saber se posicionar quando o que o cliente quer, não está de acordo com aquilo que vocês prezam no trabalho.

Crie uma personalidade de marca que converse com os clientes

Uma outra dica muito bacana para oferecer um atendimento personalizado é encarar a sua marca como se ela também fosse uma pessoa.

Desenvolva uma personalidade para a sua loja que vai orientar desde o mix de produtos que deve ser vendido até a contratação dos vendedores e a maneira como vocês vão se comunicar com cada cliente.

Essa atitude vai ajudar a fazer com que o cliente se sinta mais próximo, uma vez que a personalidade de marca também ajuda a humanizar empresas e a criar elos mais fortes com as pessoas.

Tome cuidado com comunicações genéricas

Não há nada pior para acabar com o atendimento da sua empresa do que padronizar a massificar as comunicações com os clientes.

Como estamos falando de fazer com que o cliente se sinta único, pensar em maneiras de falar com cada um deles de uma forma diferente é uma das atividades básicas que a sua loja terá que começar a adotar.

Essa pode parecer uma tarefa difícil, no entanto, os vendedores vão ajudar muito a manter um canal mais próximo com o cliente. Por isso, vale a pena prestar muita atenção e investir em treinamentos para que a sua equipe consiga oferecer aquilo que o cliente precisa e criar fortes laços sem se tornarem invasivos ou desrespeitosos.

Valorize o seu cliente

No final das contas, o que realmente conta para oferecer um atendimento personalizado em sua loja é pensar que o seu cliente deve ser valorizado, afinal, ele é o motivo pelo qual você está fazendo tudo isso.

Enxergue o cliente como um ser humano e não tenha medo de ouvir críticas para melhorar constantemente. Quando estiver em dúvida, não receie em perguntar e sempre trate a todos da mesma maneira como você gostaria de ser tratado!

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