Ofereça atendimento nas redes sociais para sua loja

21 de setembro de 2017 | Atendimento
Ofereça atendimento nas redes sociais para sua loja - Ofereça atendimento nas redes sociais para sua loja

O resultado pode surpreender. Mas, de acordo com um estudo da Evercore, o brasileiro passa 50 minutos do seu dia nas redes sociais. É o caso do Facebook, Messenger e Instagram — WhatsApp não está nessa lista.

Trata-se de 6% do nosso tempo útil diário. Por isso, antecipar-se é fundamental para cativar o público-alvo e concentrar as atividades onde eles passam boa parte do dia.

Neste artigo, vamos trabalhar algumas dicas para construir — ou aperfeiçoar — o atendimento nas redes sociais da sua loja. Confira!

1. Conheça os seus clientes nas redes sociais

Independentemente do seu setor de atuação, a compreensão do público-alvo de uma empresa é fundamental. E faz sentido: só mesmo ao conhecer alguém, que aprendemos a impactá-los da melhor maneira possível. Isso faz com que suas estratégias sejam direcionadas aos interesses do consumidor.

Quando nos estendemos ao atendimento nas redes sociais, vale perceber que você identificou quais eles mais usam. Consequentemente, sabe onde concentrar grande parte de suas ações digitais.

2. Mensure sempre a satisfação do consumidor

Pesquisas de satisfação e um modelo de pós-vendas ajudam a melhorar os serviços em suas lojas. No atendimento nas redes sociais não é diferente. Principalmente, porque a internet deu mais força ao consumidor. Ele pode servir como instrumento de mídia para divulgar seu negócio e prejudicar a sua reputação, caso sinta-se insatisfeito.

É por isso que um bom atendimento virtual é dinâmico, solícito e “fala a língua” do seu público-alvo. Ou seja: trabalha continuamente para medir e promover uma experiência memorável. Todas as vezes.

Além disso, as redes sociais aproximam você dos seus clientes. Aproveite, e use-as para interagir e até mesmo pedir a opinião deles. Um espaço democrático, no qual você autenticamente ouve os clientes, só tem a fortalecer a sua marca.

3. Interagir sempre

Como um complemento ao que falamos no tópico anterior, o seu atendimento deve ser tudo aquilo que um cliente espera. E mais!

Agilidade e cordialidade são qualidades esperadas, mas é importante construir um relacionamento. Além disso, você pode:

  • Fazer postagens que estimulem a interação do consumidor (algo que pode ajudar a conhecê-los melhor);
  • Encorajá-los a compartilhar suas experiências nas suas lojas (positivas ou negativas). O importante, aqui, é equilibrar elogios e queixas e buscar soluções, quando necessário;
  • Valorizar esse engajamento com ações exclusivas.

É importante, também, esforçar-se em responder a todas as dúvidas, críticas e solicitações. Um cliente ignorado pode se afastar permanentemente de suas lojas. Por outro lado, quando sua queixa é solucionada, é possível que ele volte a comprar e, quem sabe, seja fidelizado.

4. Desfrute de mais produtividade nas redes sociais

O atendimento nas redes sociais deixa a sua marca mais dinâmica e ágil. É só calcular o tempo necessário para responder a uma solicitação. Isso torna, consequentemente, a sua empresa mais produtiva.

Como vender no facebook

Para avaliar a importância do atendimento nas redes sociais, faça um pequeno exercício: ao longo do dia, calcule quanto tempo, em média, você fica nas suas redes sociais.

Use isso em seu favor, e explore melhor todas as funcionalidades — e possibilidades — das redes sociais. Com isso, você vai estabelecer um relacionamento qualitativo com o seu público-alvo, expandindo e fortalecendo o alcance de sua marca.

E então, deu para ter uma ideia inicial dos benefícios em promover um atendimento nas redes sociais da sua loja? Caso já pratique essa experiência, deixe a sua opinião, no campo de comentários, para ampliarmos essa discussão!

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