COMO EXPOR OS PRODUTOS NA LOJA (Dica para lojistas)

24 de outubro de 2014 | Sem categoria

Planejar os setores do ponto de venda (PDV), ter uma equipe capacitada e oferecer bons produtos são requisitos fundamentais para conquistar clientes. Contudo, para favorecer as vendas e proporcionar uma agradável experiência de compra, é preciso juntar esses fatores a uma boa organização e apresentação dos produtos! Pensando nisso, separamos algumas dicas e exemplos de como dispor os produtos no PDV, confira:

t7

A lógica da exposição dos produtos pode ser definida de acordo com diferentes fatores: por preço, aplicação, marca, tipo, finalidade e público a que se destina, por exemplo. Abaixo estão alguns exemplos que separamos para quem quer conhecer as diferentes formas de expor os produtos e seus benefícios.

t1

Quando os produtos são organizados por categorias, os clientes são atraídos pelo impacto visual causado pelas diferentes cores, tamanhos e formas das peças. A exposição pode ser lateral ou frontal: a exposição lateral valoriza produtos com grade de cores variadas e destaca detalhes presentes nos lados das peças. Já a exposição frontal da peça valoriza estampas e aplicações na parte da frente, quando colocada numa coordenação de cores na parede, o produto se destaca e é percebido facilmente pelo cliente!

t2

Os produtos podem ser também apresentados na posição horizontal e vertical. A análise dos produtos expostos verticalmente, geralmente é feita pelo consumidor da esquerda para a direita, de cima para baixo. Sendo assim, é preciso se atentar à combinação de cores, estampas e texturas para que a apresentação das peças fique harmônica. 
t3

 

A disposição por grupos de cores, por sua vez, é uma das formas mais simples de organizar os produtos. Para a exposição nas mesas de massificação, normalmente, os produtos são dobrados conforme orientação formando pilhas da mesma cor. O objetivo é preencher a mesa ou prateleira e a reposição de produtos e organização deve ser constante, O principal atrativo deste tipo de exposição é, geralmente, o preço e a variedade de cores e de peças.

t4

Quando dispostos de forma simétrica, os produtos são apresentados de forma espelhada e quando dispostos de forma anatômica, é feita a combinação das peças, criando-se uma combinação e apresentação uma opção de look para o cliente.

t5

Por fim, a disposição por cores alternadas, uma forma fácil e eficaz de dispor mercadorias em expositores de parede. As paredes são muito importantes na apresentação de uma coleção, afinal, ocupam grande parte do campo visual. Elas têm a função de apresentar ao cliente os melhores produtos da coleção e aqueles que acabaram de chegar à loja, por exemplo.
Em todas as diferentes formas de organização, é preciso que os produtos estejam expostos preenchendo todos os espaços da prateleira e araras. Alguns dos benefícios desse tipo de planejamento são:
t6
 Lembre-se: além de uma boa organização, produtos e embalagens devem estar sempre em boas condições e iluminados adequadamente! Expor os produtos e peças de forma organizada fazem com que suas qualidades sejam realçadas, destacando qualidade e tornando-os desejáveis! Em outras palavras, uma disposição organizada é uma forte estratégia para seduzir e atrair visualmente os consumidores. 
Fonte: Viés Design

Deixe um comentário

*Preencha o campo corretamente