Como realizar vendas pelo whatsapp?

4 de setembro de 2017 | Atendimento, Lojistas
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Só no Brasil são 120 milhões de usuários, 1 bilhão deles ativos por dia em todo o mundo. Mas quem pensa que o Whatsapp serve apenas para trocar figurinha com amigos e parentes está perdendo um excelente canal de vendas e abrindo muito espaço para a concorrência. Sim, porque um número cada vez maior de lojistas usam essa rede social, que talvez seja a mais democrática de todas, para aumentar seus lucros todos os meses.

É claro que, como qualquer outra estratégia, as vendas pelo Whatsapp também têm seus segredinhos. Veja agora como estreitar relacionamentos com o cliente melhorando o engajamento e usar essa poderosa ferramenta para vender muito mais.

Crie uma persona para as vendas pelo Whatsapp

O primeiro passo é criar um personagem que represente a sua marca, estimulando os usuários das demais redes sociais a cadastrar seus números ou fazer contato pelo Whatsapp. Crie promoções, sorteios ou descontos como incentivo, como moeda de troca. Para criar uma lista de contatos divulgue seu número de Whatsapp em e-mails, anúncios e nas suas páginas na internet. Lembre-se sempre de pedir permissão para adicionar alguém.

Essa persona deve ser leve, lúdica, descontraída e criativa, além de sempre bem humorada. A ideia aqui é criar empatia com o cliente, conquistando leads mesmo quem não conhece a sua loja física. Como a comunicação no Whatsapp é instantânea, procure sempre responder o mais rápido possível. Lembre-se que a relação, aqui, é bilateral, e a meta é criar um certo grau de intimidade, sem ser invasivo nem chato.

Use o histórico de compras e as redes sociais para compreender o perfil do seu público-alvo e enviar informações relevantes, que agreguem valor ao relacionamento com o cliente, mas sem bombardear com informações e dados em excesso.

Listas e cadastros organizados ajudam as vendas pelo Whatsapp

O ideal é que haja um celular exclusivo da loja para as vendas pelo whasapp – e todas as pessoas da equipe devem receber treinamento sobre as estratégias utilizadas. Não esqueça de salvar o nome de cada cliente nesse celular, mas use palavras-chave para identificar cada um deles. Por exemplo: “João da Silva – calça masculina”.

Organize listas e grupos de clientes agrupando necessidades e interesses semelhantes. Essa segmentação é uma das partes mais importantes da estratégia para que não divulgue um produto que não é de interesse do cliente, o que deixa uma imagem negativa da empresa.

O Whatsapp permite grupos com até 256 pessoas. Uma ótima funcionalidade para as vendas pelo Whatsapp são as listas de transmissão. Ela permite que você envie uma mensagem para diversos contatos simultaneamente, mas, ao contrário dos grupos, um contato não tem acesso ao número do outro.

Cada grupo ou lista de tansmissão, por sua vez, deve ser identificado coletivamente por uma palavra-chave: “Lista XXL”, “Grupo calça jeans com a barra desfiada”, etc. Mantenha todos os contatos atualizados incentivando seus clientes a enviarem novos dados e a comunicarem mudança de e-mail ou celular, por exemplo.

Promova o engajamento do cliente

Há várias formas de engajar o cliente e incrementar as vendas pelo Whatsapp. Uma delas é através do suporte, incentivando-o a usar a rede social se ele precisar de algum tipo de ajuda ou informação. Como, além das mensagens escritas o aplicativo também tem mensagens de voz, o serviço fica muito mais dinâmico, estreitando o relacionamento ao mostrar que há sempre alguém disponível para atendê-lo.

Por outro lado, o Whatsapp também permite o envio de documentos, como notas, ou troca de informações, como orientações do fabricante, para troca de produtos, comunicar a chegada de um item reservado etc.

Identifique as dúvidas mais comuns dos seus clientes, as perguntas mais frequentes e faça um material de apoio. Lembre-se que as vendas pelo whatsapp dependem muito do valor agregado ao seu produto, então, além da venda direta, é muito importante oferecer soluções. Faça pequenos textos, montagens ou videos sobre como lavar corretamente as peças, por exemplo.

Ações periódicas aumentam as vendas pelo Whatsapp

Priorize o marketing de conteúdo em ações periódicas, com pequenos posts sobre assuntos relacionados. Dicas de moda, novas coleções, curiosidades etc. Dessa forma você estará produzindo conteúdo de qualidade e não agindo de forma inoportuna focando apenas na venda direta. As vendas pelo Whatsapp acabam se tornando uma consequência do seu relacionamento com o cliente.

A qualidade do seu atendimento determinará a venda pelo aplicativo, mas é claro que ela não é instantânea. As vendas pelo Whatsapp estão diretamente relacionadas a um atendimento personalizado, que pode gerar frutos em dias, semanas ou meses, mas o tempo de retorno depende da negociação.

Use o Whasapp também pelo desktop

Além do celular da sua empresa, você também pode usar o WebWhatsapp para se comunicar com seus clientes diretamente na tela do computador. Assim você e a sua equipe não passam aquela imagem desagradável de ficar teclando o tempo todo no celular quando um cliente entrar na sua loja.

Agilidade no atendimento é essencial para as vendas pelo Whatsapp

É importante divulgar o horário de atendimento pelo Whatsapp, o que pode ser colocado no próprio status da empresa na ferramenta. Você pode optar por fazer esse atendimento nos mesmos horários em que a loja estiver aberta ou, se quiser aumentar as vendas, fazer plantão disponibilizando contato com os clientes a qualquer hora.

De uma forma ou de outra, a agilidade no atendimento é fundamental. O ideal é que o tempo de resposta seja instantâneo ou em, no máximo 5 minutos. Na pior das hipóteses, não ultrapasse 60 minutos para responder.

Com essas dicas, você agora está pronto para aumentar suas vendas pelo Whatsapp e lucrar muito mais!

Pronto para começar? Ainda ficou alguma dúvida? Compartilhe sua sugestão conosco aqui nos comentários!

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