Como ter um bom relacionamento com a equipe da sua loja?

25 de julho de 2017 | Dicas de moda jeans
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Manter um bom relacionamento com a equipe da sua loja vai fazer toda a diferença no momento de oferecer um atendimento personalizado e de qualidade aos clientes, motivar os vendedores e, claro, vender mais.

No entanto, fazer uma boa gestão de equipe no varejo é uma atividade um pouco mais complexa do que chamar os vendedores para um happy hour de vez em quando. Afinal, lidar com pessoas não é uma tarefa nada fácil, já que cada um tem uma forma diferente de lidar com as situações.

Pensando nisso, listamos algumas dicas simples de serem colocadas em prática que vão te ajudar a estreitar o relacionamento com os vendedores e melhorar a eficiência na sua loja, confira!

Tudo começa na seleção de candidatos

Já ouviu aquela máxima de que um funcionário é contratado por suas habilidades e conhecimentos técnicos e demitido por causa de seu comportamento?

Apesar de ser um dos bordões da área de recursos humanos, essa é a mais pura verdade. E é exatamente por isso que, durante a seleção de novos vendedores e gerentes, você precisa estar atento não somente à experiência do candidato, como também aos seus valores e personalidade.

Nesse momento, determinar qual é a “essência” da sua loja de roupas e por quais valores vocês prezam, vai fazer toda a diferença para contratar as pessoas certas e não se arrepender mais para frente ao ter que gastar tempo e dinheiro com demissões e novos processos seletivos.

Lembre-se: é muito melhor e mais fácil treinar um vendedor a desenvolver habilidades técnicas do que tentar mudar a forma como ele compreende o mundo e se relaciona com outras pessoas.

Muito além do dinheiro para engajar

É claro que oferecer salários e comissões atrativas vão fazer toda a diferença para atrair e manter bons profissionais. No entanto, manter um bom relacionamento com a equipe da sua loja vai muito além do dinheiro.

Ser um chefe flexível e que consegue se colocar no lugar das pessoas vai te ajudar a entender melhor o ponto de vista dos seus vendedores e, assim, oferecer benefícios intangíveis que realmente vão fazer a diferença na rotina.

Desde um ambiente de trabalho honesto e descontraído até um lanche no intervalo do expediente…. Esses são alguns detalhes simples, mas que podem fazer toda a diferença para deixar os funcionários mais motivados ao chegarem no trabalho.

Equipe unida e diálogo sempre aberto

Se relacionar com pessoas que não são seus familiares e amigos todos os dias é uma tarefa bastante complexa, não vamos mentir.

Por isso, é fundamental manter a equipe integrada e criar um ambiente em que a comunicação seja honesta e aberta.

Esse ambiente vai ajudar a minimizar os conflitos e aumentará os níveis de confiança entre todos da loja. Além disso, esse tipo de atitude faz com que as pessoas se sintam parte do negócio e percebam que realmente são ouvidas.

Uma comunicação interna frequente e coerente faz toda a diferença para que os vendedores se engajem mais, apresentem novas ideias e se sintam diretamente responsáveis pelos sucessos ou fracassos da loja.

Lembre-se de que você está tratando de pessoas

De forma geral, uma loja é um negócio feito por pessoas para pessoas. Isso significa que, infelizmente, não existe uma fórmula mágica do sucesso que automaticamente fará com que exista um bom relacionamento com a equipe da sua loja.

No entanto, ao se aproximar, aceitar em sua equipe apenas pessoas com valores e objetivos de vida similares, manter uma comunicação constante e transparente, pode apostar que ficará muito mais fácil de engajar a todos e, até mesmo, oferecer um atendimento e produtos diferenciados.

Lembre-se de que essa “regra de ouro” de gestão também vale para selecionar e se relacionar com os fornecedores e, claro, com os clientes.

Com a postura adequada, o foco na empatia e na honestidade, você verá como o relacionamento entre a equipe da sua loja vai se tornar muito mais próximo e isso vai se refletir em todas as esferas do negócio!

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