DICA DE VITRINE: USO DAS CORES (Especial Lojista)

3 de fevereiro de 2015 | Sem categoria

A harmonia de tons é um dos principais elementos de uma vitrine. A cor possui diferentes efeitos, dependendo do público que se deseja atingir, do contexto e do produto. Nesse quesito, é preciso tomar especial cuidado para não misturar um número exagerado de cores e criar uma poluição visual. Se a combinação de cores gerar um desconforto visual nos consumidores, a vitrine atingirá o efeito oposto ao desejado e espantará a clientela.

t1

Cores, significados e efeitos:

Vermelho: Por ser motivador, é o mais usado para chamar a atenção. Uma ótima cor para colocar em adesivos promocionais.

Amarelo: É super estimulante. Por ser muito visível, deve-se tomar cuidado, pois o cliente pode dispersar sua atenção do produto para a vitrine. Porém, quando combinada com o preto, se torna muito eficaz.

Azul: É uma cor neutralizante, por isso, possui um grande poder de atração. É conhecida por acalmar as pessoas, propiciar saúde emocional e simbolizar lealdade e confiança. Está relacionada à paz, tranqüilidade e a calma.

Verde: Tem pouca força sugestiva, pois revela a sensação de repouso. Recomenda-se utilizar apenas alguns tons, a não ser que a intenção da vitrine seja tranquilizar.

t2

Roxo: Acalma o sistema nervoso, porém quando utilizada na vitrine tem efeito contrário. Se misturada com o amarelo simboliza calor, já que são cores complementares.

Cinza: Indica discrição. Facilmente associada à sofisticação, é muito indicado a vitrines onde as cores são muito chamativas, pois se trata de um tom neutro, que balanceia de forma bem interessante a composição.

Preto: Utilizado em grandes quantidades, seu significado tende a ser frustração, sendo este o primeiro motivo de não ser recomendado para vitrines. Porém, toques de preto com cores alegres resultam em uma comunicação bastante funcional, pois neutraliza a cor forte destacando mais a vitrine.

Algumas dicas:

Muito cuidado ao usar o tom preto, ele causa efeito espelho, principalmente em lojas de rua.

As cores quentes, como amarelo, laranja e vermelho, são mais indicadas para uso em vitrines de verão ou em lojas destinadas a crianças e adolescentes. Afinal, simboliza mais agitação, por simbolizarem vida, calor, jovialidade.

As cores frias, como verde, azul e violeta, são identificadas com maior facilidade em vitrines de inverno ou para o segmento masculino. Passam a sensação de frio, tranqüilidade e seriedade.

 

Fonte: Vitrinismo

Deixe um comentário

*Preencha o campo corretamente