Experiência do cliente: 4 pontos que sua loja deve ficar atenta

24 de julho de 2017 | Dicas de moda jeans
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A experiência do cliente ao entrar e comprar na sua loja é decisiva para determinar se ele voltará e, principalmente, para aumentar as chances de ele indicar a marca e os produtos para amigos e conhecidos.

Isso significa que você não apenas deve se atentar em oferecer coleções de roupas modernas, de alta qualidade e que sigam as tendências da moda, como também precisa focar em outros pontos, como a atenção dos vendedores, a comunicação dentro da loja e o relacionamento com os clientes após a compra.

Pensando nisso, separamos 4 dicas para que a sua loja comece a prestar mais atenção na experiência do cliente e, dessa forma, aumente as vendas!

1 – Monte um time de vendedores de primeira

Não há nada pior do que entrar em uma loja e se deparar com um vendedor mal-humorado ou sem nenhuma vontade em ajudar.

Como já dissemos aqui no blog, os vendedores são importantes cartões de visita da sua marca e, por isso, você precisa ter um time de primeira!

Priorize a contratação de pessoas que tenham os valores parecidos com o da marca ao invés daqueles que só apresentam metas numéricas. É claro que faturar é importante, no entanto, é muito mais essencial que o cliente se sinta à vontade do que contar com vendedores que só sabem “empurrar” produtos e que não são respeitosos.

Também é preciso orientar a sua equipe a ter uma visão de consultoria e de negócio. Dessa forma, eles conseguirão organizar a loja de uma maneira que os produtos sejam melhores expostos e aprenderão a identificar o que os clientes realmente desejam para alavancar as vendas.

2 – Trabalhe a comunicação da sua loja

A grande maioria das decisões de compra são tomadas pelos clientes no ponto de venda. Ou seja, se a sua loja não possuir uma boa comunicação visual e os produtos não estiverem organizados de maneira atrativa, pode apostar que você estará perdendo dinheiro.

Garanta com que a sua loja seja bem iluminada, limpa e que as roupas e acessórios estejam dispostos de forma a fazer com que o cliente ande por todo o espaço.

Investir em aromatização do ambiente e apostar em músicas que tenham a ver com o perfil dos seus clientes também pode fazer toda a diferença para que eles se sintam mais à vontade e não queiram ir embora tão cedo.

Por fim, não deixe de apresentar de maneira objetiva e clara os lançamentos, as promoções e condições de pagamento. Essas podem ser excelentes iscas para atrair novos clientes e incentivar compras por impulso!

3 – Não se esqueça do pós-venda

A experiência do cliente não termina quando ele passa no caixa e leva as compras para casa. Pelo contrário, ela está apenas começando.

Investir no pós-venda vai fazer toda a diferença para fidelizar clientes e aumentar as suas vendas. É por isso que é tão importante contar com fornecedores de qualidade e com produtos bons, como também oferecer opções de embalagens bonitas e, claro, não perder a comunicação com cada um dos clientes.

Ofereça condições e promoções especiais para os clientes que mais frequentam a loja e divulgue com exclusividade a chegada de novos produtos. Se lembrar de ocasiões especiais, como o aniversário, também vai fazer toda a diferença para tornar a experiência de compra inesquecível.

4 – Conheça o seu cliente a fundo

No final das contas, o que realmente vai fazer a diferença para oferecer uma ótima experiência do cliente é o quanto você conhece o público da sua loja.

Quanto mais informações você tiver a respeito de quem são essas pessoas e o que elas desejam comprar, mais fácil será de oferecer os produtos certos e pensar em ações que as atraiam para a loja e as mantenham satisfeitas.

Manter um banco de dados atualizado com as informações de contato e os hábitos de compra dos clientes também vai ajudar os seus vendedores a serem mais eficazes e, até mesmo, atenciosos.

Agora queremos saber: você trabalha alguma dessas ou em outras ações para melhorar a experiência do cliente? Conte nos comentários para trocarmos ideias!

 

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