Como manter a loja organizada na troca de coleção

23 de novembro de 2017 | Dicas, Lojistas
Troca de coleção: Mantendo sua loja organizada.

A troca de coleção é algo que impacta profundamente a rotina de uma loja de roupas — sejam elas femininas ou masculinas. Isso porque essa transformação semestral modifica, por completo, as exigências do consumidor e os principais tipos de peças comercializadas.

Vale observar, entretanto, que o planejamento se faz fundamental, nesses casos, para que a organização não fique em segundo plano. E, se você já lida diariamente com a rotina de uma loja de roupas, sabe que a desorganização não combina com a produtividade desejada.

Por isso, separamos neste post tudo o que você precisa saber sobre como manter a loja organizada na troca de coleção. Confira!

Notifique e capacite os seus colaboradores

Nada de surpresas! Ao pensar na troca de coleção, notifique antecipadamente a sua equipe de vendas. Afinal, esse período exige muito tempo de planejamento e execução, sendo um dos momentos mais atribulados do varejo.

Ao ter um planejamento eficaz, você já aponta os diferenciais para este ano e conta com o auxílio dos seus vendedores para traçar as melhores estratégias. Sem falar na possibilidade de capacitar a todos para que entendam quais serão as principais mudanças nesta troca de coleção. Entre as principais, podemos citar:

  • Arrumação e organização das vitrines;
  • Organização de toda a loja, como prateleiras e manequins;
  • Cuidar do estoque e trabalhar com a separação de peças novas e as antigas.

Além, é claro, dos desafios cotidianos de qualquer loja de roupa, que não param enquanto sua equipe realiza a troca de coleção.

Organize também o mix de produtos com antecedência

A sua equipe deve estar por dentro das decisões que circundam a troca de coleção, por isso, é válido saber antecipadamente quais serão as tendências da próxima estação.

Isso permite um planejamento mais assertivo, focado em um equilíbrio entre a demanda de seu público-alvo e as peças que estão chamando a atenção do mercado. E uma boa maneira de fazer isso é por meio de promoções variadas à medida que a nova coleção estiver para chegar.

Além de liquidar as peças que estão em estoque, abrindo espaço para a troca de coleção, a medida também serve para que o consumidor fique por dentro das novidades. Basta pensar em uma comunicação visual que destaque o que está por vir, usando também os diversos canais de comunicação da empresa, como o Facebook.

Faça uma separação dos produtos da troca de coleção com os antigos

Com a chegada dos novos produtos, já mantenha espaços dedicados exclusivamente para a divulgação deles.  Não misture-os com as peças que já figuravam nas prateleiras e araras, pois isso minimiza o encanto que o seu consumidor pode ter ao se deparar com as peças novas.

Sem falar que, dessa maneira, você consegue apontar um caminho lógico para a clientela, que vai ficar de olho tanto nas promoções de coleções passadas como nas novidades de sua loja.

Isso significa, também, que a exposição desses produtos, da troca de coleção, deve ser privilegiada. Faça uso das vitrines, modifique a disposição do ambiente e atraia o consumidor com a sua criatividade para criar um cenário tentador.

Cuidado também com a comunicação visual da loja

Por fim, aproveite para usar a comunicação visual em seu favor, na troca de coleção. Para isso, aposte em decorações temáticas — algo que funciona bem na mudança de estações — ou mesmo em cartazes e outros itens publicitários.

Cuidado, no entanto, para não criar um cenário tão rico, em detalhes, que tiram o foco da clientela nas peças de roupa. Lembre-se que a composição deve ser harmônica, equilibrada entre as novidades e a demanda que faz o consumidor preferir a sua loja.

E então, o que achou de nossas dicas para manter a loja organizada durante a troca de coleção?  Acompanhe nosso blog com outras dicas e, deixe seu comentário com sugestões, no campo de comentários!

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