QUANDO DEIXAR A CAMISA PARA DENTRO OU FORA DA CALÇA?

5 de julho de 2016 | Sem categoria

A escolha entre deixar a camisa para dentro ou fora da calça pode parecer simples. Afinal, você fez isso a vida inteira. Cadê a complicação? Quer deixar o look mais formal e elegante? Bota para dentro. Quer ficar mais descontraído e casual? Bota para fora. Na teoria, faz sentido. Mas na prática, as coisas não são fáceis assim. Você precisa prestar atenção a alguns detalhes da camisa para acertar na decisão. Caso contrário, o visual vai ficar desleixado. Eis 4 dicas para ajudá-lo com isso:

GD447

1# ESTRUTURA DA CAMISA: UMA REGRA BÁSICA

tail

Uma regra tradicional da moda masculina diz que você deve seguir a estrutura da camisa. Quando ela tem uma barra reta ou levemente arredondada, é para ser usada para fora. Se tiver um “rabo”, digamos assim, com a barra mais longa e de curva acentuada, deve ser usada para dentro. Olha a diferença entre as duas:

Deu para compreender? O motivo disso é que a reta é mais difícil de prender dentro da calça, porque tem menos tecido. Fica saindo o tempo inteiro, a não ser que seja muito longa. Por isso as camisas sociais trazem esse “rabo”. Mas como bem sabemos, a moda está em constante evolução. E, atualmente, essa regra é mais flexível. Várias marcas oferecem hoje modelos curvados que funcionam em looks casuais:

Dá para dizer que ficou feio? De maneira alguma, né? Se você quiser jogar seguro, siga aquele ensinamento inicial. Você nunca vai errar com ele. Mas uma ousadia consciente às vezes compensa, como vimos aqui.

2# COMPRIMENTO DA CAMISA: A CHAVE PARA ACERTAR NO LOOK

sfdsfsdf

A questão do comprimento é fundamental. A camisa deve chegar, aproximadamente, à metade do zíper ou do bolso traseiro da calça. Não tem problema ficar um pouco acima ou abaixo disso. O problema é quando você extrapola o limite.

Se a camisa for curta demais, a sua barriga vai aparecer quando levantar os braços. E, pode ter certeza, as pessoas ao seu redor não querem ver sua barriga. Melhor trocar de camisa neste caso. Se ela for longa demais, chegando a cobrir o cavalo da calça, as suas pernas ficarão curtas, criando uma sensação de que você está achatado. Neste caso, é preciso colocar a camisa para dentro.

3# TECIDO DA CAMISA: NÃO TENHA MEDO DE VARIAR

dddd

Camisas de tecidos casuais — tipo jeans ou flanela — são bastante estilosas para fora da calça. Mas isso não significa que elas não podem ser usadas para dentro. Pelo contrário, o visual às vezes fica muito legal assim. Apenas tome cuidado, porque se ela for curta, vai ficar saindo da calça o tempo inteiro. E quando você se cansar disso (“Ah, dane-se, vou deixar para fora, mesmo”) é possível que ela já esteja amassada. A mesma regra vale para as camisas de algodão, linho, etc.

4# OCASIÃO E MOMENTO: UM FATOR FUNDAMENTAL

situação

A ocasião e o momento fazem toda a diferença na sua escolha. Se você estiver numa situação formal, com gravata e terno, pode esquecer: precisa usar uma camisa social dentro da calça. Aliás, nada de no fim da festa ou do expediente deixá-la para fora. Isso dá uma impressão terrível, especialmente porque a camisa estará toda amassada embaixo. Mantenha-se alinhado, por favor.

Por outro lado, se você estiver numa ocasião mais casual, em que o conforto vem em primeiro lugar — tipo bar com os amigos — melhor adotar um modelo casual para fora da calça. Assim você fica mais relaxado e descontraído. No final das contas, é tudo uma questão de bom senso.

Fonte: El Hombre