Retenção de clientes no varejo: como fazer?

30 de agosto de 2017 | Atendimento, Dicas
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A sustentabilidade do seu negócio a médio e longo prazo depende diretamente da retenção de clientes no varejo.

Isso acontece porque fidelizar clientes custa mais barato para a sua loja e ainda tem o poder de aumentar a margem de lucro, tornando o negócio mais rentável.

É claro que continuar investindo em ações para atrair novas pessoas para a loja é importante. No entanto, focar os esforços exclusivamente nessa frente fará com que o seu negócio precise de altos investimentos e jamais saia do mesmo patamar.

Como fazer, então, para aumentar o nível de retenção de clientes no varejo? Veja algumas dicas valiosas a seguir:

1 – Enxergue as reclamações como oportunidades

Quem nunca temeu receber uma avaliação negativa no Facebook ou entrou em desespero porque um cliente fez uma reclamação dentro da loja?

Apesar de essa ser uma situação bastante desconfortável e, algumas vezes intimidadora, encarar as reclamações como oportunidades para crescer é fundamental para reter os clientes.

Os níveis de satisfação das pessoas que frequentam a sua loja estão diretamente ligados a oferecer o que os clientes desejam e reconhecem como valor.

Por isso, se as pessoas estão reclamando por receberem muitas mensagens de promoções ou, até mesmo, de algum vendedor da sua loja, é sinal de que você precisa começar a rever esses pontos para aumentar a retenção de clientes.

2 – Valorize os clientes fiéis

De nada vai adiantar fidelizar clientes se eles não sentirem que são reconhecidos. Além disso, é muito comum as lojas realizarem promoções para atrair novos clientes e, se você não ficar atento a esse ponto, vai acabar perdendo os seus melhores compradores.

Criar programas de fidelidade e oferecer descontos, condições especiais e presentes para quem sempre compra na sua loja é uma ótima ideia nesse sentido.

Você ainda não pode deixar de comemorar datas especiais, como o dia das mães e o Natal para trazer novidades. Aqui, também vale a pena estar atento aos aniversários dos clientes para dar descontos ou brindes.

Vale dizer que valorizar os clientes, porém, não precisa ser necessariamente com recompensas financeiras. Informá-los sobre as novidades ou promoções com antecedência ou convidá-los para eventos especiais da loja já faz toda a diferença para que eles se sintam especiais!

3 – Tente se antecipar

Estar sempre a um passo à frente vai fazer a sua loja se destacar da concorrência e, até mesmo, ajudar a diminuir o índice de insatisfações e reclamações.

Quando você notar que algum cliente não foi bem atendido, seja proativo e peça desculpas ou ofereça uma compensação antes que ele fale alguma coisa.

Esse tipo de atitude também é muito importante nas redes sociais. Jamais deixe os seguidores falando sozinhos ou, pior ainda, delete comentários negativos achando que isso fará com que a sua marca não seja prejudicada.

Mantenha-se atento para conseguir identificar eventuais oportunidades ou crises com os clientes para que não chegue no ponto em que a situação te faça perder um excelente comprador.

4 – Invista em relacionamento humanizado

As pessoas gostam de se relacionar com outras pessoas. Isso significa que uma das grandes chaves da retenção de clientes no varejo é humanizar o atendimento e fazer com que os clientes se sintam ouvidos e compreendidos.

Claro que é importante contar com a ajuda da tecnologia para automatizar alguns contatos e guardar informações importantes a respeito dos clientes. No entanto, a sua loja enquanto marca e os vendedores precisam desenvolver a empatia e a simpatia para que seja possível oferecer um atendimento de primeira qualidade.

Essa atitude possibilitará criar laços muito mais fortes com os clientes. O resultado é aquela sensação de que ele estará em casa ao entrar em sua loja e de que sempre poderá contar com a ajuda e o conhecimento de vocês para escolher as peças que ficam melhor nele.

E, pode ter certeza, que esse tipo de sentimento é algo raro de ser encontrado e fará com que o cliente pense muitas vezes antes de cogitar sequer conhecer uma loja concorrente!

Você já utiliza algumas dessas estratégias para reter clientes na sua loja? Qual é a que costuma trazer mais resultados? Conte para a gente nos comentários e vamos trocar experiências sobre esse tema tão importante!

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