Trade Marketing para Gestão de Vendas: conceitos que todo lojista precisa conhecer

25 de julho de 2017 | Dicas de moda jeans

Você já ouviu falar em Trade Marketing? Saiba que essa é uma importante estratégia quando falamos de gestão de vendas e que, se aplicada corretamente, tem o poder de tornar a sua loja e marca mais conhecidas e, claro, incrementar o faturamento!

Entenda o que é Trade Marketing

O Marketing compreende o conjunto de ações e estratégias que têm como objetivo criar e entregar valor para um público-alvo sem deixar de lado lucro para o negócio que o pratica.

O Trade Marketing nada mais é do que esse mesmo conceito, porém, voltado à toda a sua cadeia de vendas, ou seja, os fornecedores de quem vocês compram os produtos, a loja ou rede de lojas em que eles são vendidos e, claro, o consumidor.

Dessa maneira, é possível oferecer valores muito mais fortes para o seu cliente e, assim, posicionar a sua loja de uma forma consolidada e que vai contribuir para a gestão de vendas.

Fornecedores, ponto de venda e consumidores na mesma estratégia

Quando falamos de Trade Marketing, o objetivo é fortalecer toda a sua cadeia de distribuição e fazer com que todos os pontos olhem para a mesma direção.

Pode parecer estranho, afinal, os fornecedores costumam ser apenas um canal para comprar produtos, o ponto de venda é tratado como o meio para vender e os clientes sempre se tornam o único foco do Marketing.

No entanto, essa é uma estratégia que tem o poder de revolucionar a sua loja e fazer com que ela suba para outro patamar!

Aproximação com fornecedores

Saiba que é possível unir forças com fabricantes e fornecedores para oferecer produtos de alta qualidade e roupas com grande aderência, além de transformar a sua loja em uma verdadeira máquina de vendas.

Quando se estabelece uma aproximação com os fornecedores, ambos os lados ganham. A indústria abre um canal mais próximo aos clientes por meio do lojista que pode passar os feedbacks a respeito das roupas e demandas.

Por outro lado, você conta com a experiência de quem realmente entende do ramo da moda, de tecidos, de tendências e de novidades para oferecer em sua loja um mix de produtos muito mais assertivo e que realmente tem o potencial de chamar a atenção dos clientes.

O palco onde tudo acontece

O seu ponto de venda deve atuar como um grande incentivador de compras. Provavelmente, você já leu em algum momento que grande parte das decisões de compras acontecem dentro da loja, por isso, o Trade Marketing também deve atuar nesse sentido.

Além de criar vitrines bonitas e atrativas, é fundamental pensar na ambientação da sua loja, na postura dos vendedores e, claro, em promoções e condições de pagamento irrecusáveis.

Lembre-se de que a sua loja deve refletir exatamente o posicionamento desejado para a marca, por isso, todos os elementos precisam “conversar” entre si e levar o cliente a se identificar com os valores que vocês querem transmitir.

Nunca deixe o cliente de lado

Apesar de o Trade Marketing trabalhar também os fornecedores e a loja na gestão de vendas, o cliente jamais deve ser deixado de lado.

Nenhuma das ações acima será efetiva se você não conhecer o seu cliente a fundo e souber o que ele valoriza como importante e deseja. Por isso, é fundamental manter um relacionamento próximo e estar sempre aberto à críticas e sugestões dos clientes.

Compartilhe todos os seus insights com o fornecedor e não deixe de prestar atenção a cada detalhe do seu ponto de venda para manter todas as ações coerentes e integradas.

Tenha em mente que será fundamental contar com um parceiro aberto e que realmente entenda do mercado de roupas nessa jornada. Por isso, não deixe de selecionar os fabricantes com muito cuidado e prestar atenção em outros pontos que possam influenciar na gestão de vendas do seu negócio, além de preços e condições de pagamento.

A consequência natural dessas ações será uma aproximação muito maior entre os clientes e a sua marca e, claro, produtos e promoções mais atrativos além de benéficos para os clientes, uma vez que o trabalho em conjunto com o fornecedor vai facilitar esse tipo de ação.

Lembre-se de que no Trade Marketing todos os envolvidos na cadeia de vendas saem ganhando, por isso, nada melhor do que unir forças para potencializar o conhecimento de marca e o faturamento da sua loja!

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