Ações de vendas: dicas para aplicar descontos em sua loja de roupas

20 de maio de 2019 | Dicas, Lojistas
Ações de vendas dicas para aplicar descontos em sua loja de roupas

No dia a dia, o trabalho de atrair e converter clientes é tão amplo quanto diversificado. Principalmente, na atenção dedicada à personalização de estratégias para impactar, especificamente, o seu público-alvo.

Isso não significa, no entanto, que algumas ações de vendas focadas no maior número possível de pessoas devam ser ignoradas. Por exemplo: os descontos são, ainda, uma das maneiras mais assertivas de gerar o engajamento do consumidor.

Entretanto, não pode faltar planejamento para essa empreitada. E é por isso que, ao longo deste post, convidamos você a dar uma conferida em como aplicar descontos em sua loja de roupas, reforçando o valor dessas ações de vendas para o setor, como um todo. Confira!

[infográfico] 7 passos para entender a consumidora moderna | Baixar gratuitamente aqui | Brix Jeans

Por que incluir as promoções nas suas ações de vendas?

O principal motivo é, também, o mais esclarecedor: as ações de vendas ajudam a atrair e fidelizar o seu público-alvo. Especialmente, quando há um bom motivo por trás delas.

Por exemplo: sua loja de roupas tem uma especialização que pode realizar promoções em uma data comemorativa pouco explorada no mercado. Com isso, o consumidor vai ficar atento nas próximas ações de vendas que você planejar, já que nenhuma outra loja do setor considerou esse tipo de campanha.

Além disso, as promoções podem ser usadas de maneiras distintas. Alguns exemplos disso:

  • Aumentar as vendas;
  • Aumentar o ticket médio das compras;
  • Conquistar mais — e novos — clientes;
  • Fidelizar o consumidor;
  • Acabar com o estoque parado ou em excesso;
  • Abrir espaço na loja de roupas para novos produtos.

Ou seja: uma série de bons motivos para considerar essas ações de vendas, não concorda? Vamos colocar em prática as medidas mais eficientes nesse sentido, então!

Como fazer promoções em uma loja de roupas?

Independentemente do motivo que vá colocar a sua equipe em foco redobrado para essas ações de vendas, é importante delimitar uma série de fatores para que a campanha impacte o maior número possível de pessoas qualificadas — e que seja relevante para eles, é claro.

A seguir, as nossas dicas para você implementar as ações de vendas no seu empreendimento!

Dialogue com o público específico

Tenha em mente com quem as suas ações de vendas vão conversar. Assim, a mensagem se torna mais objetiva, clara e impactante. Diferentemente, por exemplo, de promoções genéricas, que não criem uma boa experiência de compra.

Além disso, conhecer o perfil do consumidor facilita o disparo da sua mensagem. Por exemplo: se eles se concentram só em um tipo de rede social, fortaleça as suas ações de vendas por lá. Assim, mais pessoas são atraídas até o seu negócio e podem ficar a par, antecipadamente, das suas campanhas. ​​​​​​

Invista em divulgação

Complementando o tópico anterior: embora a vitrine seja determinante para que o público saiba sobre as suas ações de vendas, a transformação digital também modificou os hábitos de consumo do seu público-alvo.

Isso significa que eles passam boa parte do dia na internet. E que você deve divulgar as suas ações de vendas para que eles planejem bem as suas rotinas e possam desfrutar de suas campanhas.

Inclusive, aí vai uma boa dica: estabeleça novas conexões com o seu público e ofereça condições diferenciadas, em suas ações de vendas, para quem interagir com a sua marca nas redes sociais.

Assim, mais pessoas são atraídas para a sua marca e podem ficar sabendo das futuras campanhas com antecedência, interagindo gradualmente com as suas postagens e conteúdos.

Defina um prazo para ações de vendas

Não adianta manter uma promoção durante o ano inteiro. O grande diferencial desse tipo de campanha é, justamente, o prazo. Ao mostrar que o consumidor e os clientes em potencial têm pouco tempo para verificar a sua oferta, você estimula o desejo de consumo.

Diferentemente, por exemplo, de manter a promoção sempre estampada na vitrine. As pessoas vão passar em frente à loja, corriqueiramente, e se acostumar em saber que a campanha ainda está ativa.

Crie o senso de urgência, portanto, e inove nos produtos para que os clientes entrem em sua loja de roupas com muito desejo de conhecer e adquirir as peças selecionadas para as ações de vendas.

Considere a margem de lucro

Por fim, pense que você deve ter muito bem estabelecida a sua margem de lucro para cada ação de venda. Afinal de contas, ao conceder descontos você manipula esses valores. E é importante certificar-se que cada compra efetuada permaneça agregando à renda da sua loja de roupas.

Tenha a ciência, apenas, do que pode surgir mais efeito: aumentar a quantidade de vendas, com uma margem de lucro menor, ou focar em peças específicas sem reduzir a sua margem de lucro no processo.

Com isso, você vai ter à sua disposição uma série de atrativos para compor ações de vendas que, verdadeiramente, impactem o seu público-alvo.

Quer saber mais a respeito do assunto? Então, aproveite para conhecer algumas ações comerciais para vendas no varejo!

Deixe um comentário


3 + 8 =


*Preencha o campo corretamente