Cartela de cores: a importância em uma coleção de moda

10 de setembro de 2018 | Dicas, Lojistas
Cartela de cores a importância dela em uma coleção de moda - Cartela de cores: a importância em uma coleção de moda

Você já parou para pensar sobre a importância da cartela de cores na produção das novas coleções? Claro, ela é a cara do que está por vir, já que todas as criações são baseadas nela. Por isso, ela deve ser também a base para a produção de vitrines atraentes, que reflitam o espírito das peças.

Afinal, moda é comunicação, e as cores que a compõem devem passar a mensagem correta. Por isso, muito se engana quem pensa que montar uma cartela de cores é um processo fácil.

Veja como ela é criada e porque é tão importante para a composição de vitrines que realmente conversem com o seu público-alvo.

Estudo e sensibilidade: nasce a cartela de cores!

Você sabe que tudo o que pretende refletir uma ideia ou passar uma mensagem deve ser muito bem pensado. Com a cartela de cores não é diferente. Seu processo de criação requer muito estudo, mas também muita intuição e sensibilidade.

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Isso significa que ninguém acorda da noite para o dia com vários tons na cabeça e decide, dali, tirar uma coleção inteira de moda. Se fosse assim, quais seriam os pontos de identificação com o público? Como você falaria com alguém que não quer escutar?

Dessa forma, o desenvolvimento da cartela de cores é mais ou menos o mesmo de como a própria Pantone chega à cor do ano e às principais tendências. Olhando ao redor.

Claro, no final da contas, tudo é como um círculo vicioso. As pessoas usam o que é criado pelos estilistas que, por sua vez, baseiam suas criações no que as pessoas estão usando.

É hora de conversar com o público

É claro que a cada coleção novos elementos vão sendo agregados, afinal, não se pode esquecer que a moda é um movimento social – que não para.

Por isso, o processo de escolha da cartela de cores, envolve muita pesquisa, mas também aquele toque de terceiro sentido.

Assim, a cada temporada, antes de olhar para frente é preciso olhar para trás e para os lados. O que foi sucesso no cinema? Quais as exposições de arte que bombaram nos últimos meses, o que tem acontecido de relevante no mundo fotográfico?

Todas as expressões de arte – assim como a moda – envolvem luz, texturas, cores, ângulos, cortes, e, é claro, experimentações. É quando entra a intuição, dizendo que está na hora de tentar. Tentar um novo tom, deixar o sol entrar ou fechar a janela um pouco mais no inverno.

Ampliando a gama de experiências

Por isso, a cartela de cores não é linear. A vida não é uma coisa simples, as pessoas não são todas iguais, então a moda precisa refletir a pluralidade. É quando surgem os tons de acento e os tons sutis que melhor representam o tema escolhido para a temporada.

As nuances compõem os intervalos; as combinações, as possibilidades. É preciso pensar no segmento que deve ser atendido, e na variedade de estilos, de humor, de ocasiões, de personalidades – sem esquecer o DNA da marca, claro.

Tendências primavera verão brix - Cartela de cores: a importância em uma coleção de moda

Na prática, isso significa, em média, uma cartela entre 6 e 12 cores para cada segmento, dependendo da sua complexidade. Estampas, tingimentos, misturas de texturas, tudo deve ser pensado dentro desse espectro.

Da mesma forma, uma vez definida a cartela de cores precisa ser apresentada de forma que não haja interferências. Para isso, elas as amostram devem ter tamanho mínimo de 3 cm x 2 cm ou 2 cm x 3 cm com distância mínima de 1 cm entre uma e outra e serem todas do mesma textura, brilho e composição.

O segredo da cartela de cores na vitrine

A troca da coleção é sempre um momento de expectativa. É um recomeço, um novo ciclo que se inicia, novas oportunidades. E é isso o que a vitrine deve mostrar, uma renovação – marcada pela cartela de cores, claro.

Então pare e pense: o que você quer passar para o seu público? A vitrine deve ser uma ferramenta de conversão – e quanto mais alta essa taxa, melhor, claro. Para isso, no entanto, além da cartela de cores, você precisa entender bem o seu público-alvo.

São pessoas jovens, que apostam no street style, que fazem questão de qualidade e adoram as novidades fashion? Então monte uma vitrine alto astral, que traga a cartela de cores que mostrem combinações variadas. Lembre-se: seu cliente tem 5 sentidos, então mexa com eles.

Além de visualmente bonita, sua vitrine física deve ter uma música cativante, os clientes devem poder tocar nas roupas ou ter a sensação de estar tocando.

Por fim, mostre o que a cartela de cores pretende passar. Você entendeu a mensagem do seu fornecedor? Procure elementos decorativos que realce a cartela, mas que também conte a história do tema. Criar um envolvimento é fundamental para montar uma vitrine arrasadora baseada na cartela. 

Já que o assunto é a cartela de cores, que tal entrar o clima da próxima vitrine dando uma olhada no catálogo da Brix Jeans para a primavera verão 2019? Aproveite as dicas e até o próximo post!

Catálogo de outono inverno 2019 Brix Jeans

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