Como definir os preços da sua loja de roupas

17 de setembro de 2018 | Atendimento, Lojistas
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Definir os preços em uma loja de roupas é fundamental para gerar competitividade no mercado. Sem o elemento estratégico nessa equação, como saber se o seu empreendimento vai gerar lucros e, ao mesmo tempo, tornar-se atrativo para o bolso do consumidor?

Para facilitar a questão e ajudar você na composição planejada de preços, nós preparamos este post. Confira, e entenda como o processo de precificação funciona para garantir diferenciais de mercado para a sua loja de roupas!

Quais fatores considerar nos preços de uma loja de roupas?

Em sua gestão, a definição de preços deve estar intimamente associada aos custos de manutenção do seu negócio — desde a infraestrutura aos encargos trabalhistas, taxas fiscais e investimentos com fornecedores, entre outros.

Afinal, a loja de roupas tem que encontrar o equilíbrio entre os gastos e os recebimentos para se desenvolver gradativamente. O planejamento financeiro, portanto, é um material imprescindível para almejar a precificação competitiva e atrativa para o público.

Por que valorizar uma precificação correta?

O motivo para isso é facilmente explicado: quando você planeja a sua loja de roupas para viver uma rotina livre de imprevistos, é possível compor diversas ações promocionais, por exemplo, sem interferir na sua margem de lucro.

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Ou, ainda, é possível estabelecer um piso, na sua precificação, que é mais vantajoso do que o praticado pela concorrência. E o melhor: sem reduzir o nível de excelência da sua marca.

Vale destacar que, com isso, não se joga os preços lá embaixo ou manda-os às nuvens. Em ambos os casos, você pode perder o valor do seu investimento. Sem falar na relevância em agregar valor aos seus serviços e produtos.

Fazer com que o consumidor enxergue isso por trás de um atendimento impecável, por exemplo, torna a sua loja de roupas mais valiosa. E, consequentemente, com um sistema de precificação mais flexível.

Como fazer a definição de preços?

Abaixo, vamos apontar um guia simplificado e mais completo para compor a tabela de preços na sua loja de roupas:

Custos

Falamos anteriormente sobre eles, lembra-se? A ideia é fazer com que uma simples peça de roupa tenha todos os seus custos (diretos e indiretos) associados a ela, como:

  • o seu valor de compra (com o fornecedor);
  • os impostos, comissões e embalagens, entre outros gastos indiretos;
  • as despesas administrativas.

Com isso, você tem uma primeira perspectiva de quanto pode oferecer por cada peça de roupa no seu empreendimento.

Margem de lucro

Aqui, estamos definindo o quanto a sua marca vai lucrar em cima de qualquer venda. Para tanto, convém avaliar a seguinte equação: custo do produto (R$ 30) + gastos fixos (R$ 40) + gastos variáveis (R$ 10). Isso dá R$ 80.

Agora, digamos que você pretende obter uma margem de lucro de 20% — que seria R$ 16 do valor acima obtido. Com isso, uma peça custaria R$ 96 na sua loja de roupas.

Só que não é tão simples assim essa composição. Afinal, você tem que espiar o mercado, como um todo, para entender se essa margem de lucro é justa ou muito acima (ou abaixo) do que a concorrência anda praticando.

É importante manter a competitividade para que a diferenciação de valor seja aquilo que influencia a decisão de compra do público, no fim das contas. Daí a necessidade em contar com uma equipe continuamente capacitada e em treinamento, e em propor soluções inovadoras, até então inexploradas pelos concorrentes.

Uma delas é o cuidado em investir adequadamente para investir sempre de maneira estratégica. Bom exemplo disso está ilustrado em nosso artigo sobre como fazer a gestão de estoque na sua loja de roupas! Dê uma conferida!

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