Dicas de como expor produtos na loja de roupas corretamente

6 de maio de 2019 | Dicas
Como-expor-os-produtos-na-loja-de-roupas

Muitos empreendedores acreditam que um bom mix de produtos é o suficiente para atrair novos clientes e fidelizar os consumidores. Acontece que, ao aprender como expor produtos na loja, você qualifica ainda mais esse processo, sabia?

Isso porque você contribui com uma experiência de compra valiosa para o seu público-alvo. Quando ela é facilitada e enriquecida, o cliente volta mais vezes porque compreende que você entende as suas necessidades.

Que tal, então, aprender conosco como expor produtos na loja de roupas? É só seguir com esta leitura, que está recheada de dicas sobre o assunto!

[infográfico] Dicas de  visual merchandising para sua loja de roupas | Baixar gratuitamente | Brix Jeans

Como expor os produtos na loja?

Planejar os setores do ponto de venda (PDV), ter uma equipe capacitada e oferecer bons produtos são requisitos fundamentais para conquistar clientes.

Contudo, para favorecer as vendas e proporcionar uma agradável experiência de compra, é preciso juntar esses fatores a uma boa organização e apresentação dos produtos! Pensando nisso, separamos algumas dicas e exemplos de como expor os produtos na loja por meio do PDV!

A lógica da exposição dos produtos pode ser definida de acordo com diferentes fatores: por preço, aplicação, marca, tipo, finalidade e público a que se destina, por exemplo. Abaixo estão alguns exemplos que separamos para quem quer conhecer as diferentes formas de expor os produtos e seus benefícios.

Como organizar os produtos?

Quando os produtos são organizados por categorias, os clientes são atraídos pelo impacto visual causado pelas diferentes cores, tamanhos e formas das peças.

A exposição pode ser lateral ou frontal: a exposição lateral valoriza produtos com grade de cores variadas e destaca detalhes presentes nos lados das peças. Já a exposição frontal da peça valoriza estampas e aplicações na parte da frente, quando colocada numa coordenação de cores na parede, o produto se destaca e é percebido facilmente pelo cliente!

Os produtos podem ser também apresentados na posição horizontal e vertical. A análise dos produtos expostos verticalmente, geralmente é feita pelo consumidor da esquerda para a direita, de cima para baixo. Sendo assim, é preciso se atentar à combinação de cores, estampas e texturas para que a apresentação das peças fiquem harmônicas.

A disposição por grupos de cores, por sua vez, é uma das formas mais simples de organizar os produtos. Para a exposição nas mesas de massificação, normalmente, os produtos são dobrados conforme orientação formando pilhas da mesma cor.

O objetivo, para aprender como expor os produtos na loja, é preencher a mesa ou prateleira e a reposição de produtos e organização deve ser constante, O principal atrativo deste tipo de exposição é, geralmente, o preço e a variedade de cores e de peças.

E a organização por combinações?

Quando dispostos de forma simétrica, os produtos são apresentados de forma espelhada e quando dispostos de forma anatômica, é feita a combinação das peças, criando-se uma combinação e apresentação uma opção de look para o cliente.

Por fim, a disposição por cores alternadas, uma forma fácil e eficaz de dispor mercadorias em expositores de parede. As paredes são muito importantes na apresentação de uma coleção, afinal, ocupam grande parte do campo visual.

Elas têm a função de apresentar ao cliente os melhores produtos da coleção e aqueles que acabaram de chegar à loja, por exemplo.

Em todas as diferentes formas de organização, é preciso que os produtos estejam expostos preenchendo todos os espaços da prateleira e araras. Alguns dos benefícios desse tipo de planejamento são a facilidade de visualização e o aumento das vendas, por consequência direta disso.

Lembre-se: além de uma boa organização, produtos e embalagens devem estar sempre em boas condições e iluminados adequadamente!

Ao saber como expor os produtos e peças de forma organizada fazem com que suas qualidades sejam realçadas, destacando qualidade e tornando-os desejáveis! Em outras palavras, uma disposição organizada é uma forte estratégia para seduzir e atrair visualmente os consumidores.

Quer saber mais? Veja outras dicas que, direta ou indiretamente, complementam as dicas anteriores sobre como expor os produtos na loja!

Invista em gôndolas

O seu mix de produtos deve ser pensado na linha de visão do cliente. Para isso comece a organização de baixo para cima — considere, em baixo, as peças com mais rotatividade. Quanto mais fácil for o alcance do cliente, mais fácil será a venda.

Pense, também, em expor os produtos na loja com base em uma configuração de fácil visualização. E é aí que as gôndolas podem fazer a diferença para determinados tipos de peças.

Use a frente do caixa de maneira estratégica

O cliente está para finalizar a compra, mas isso não significa que a sua experiência foi finalizada. Que tal, por exemplo, aprender como expor produtos na loja, mantendo algumas peças complementares na frente do caixa?

Com isso, você consegue compor novos desejos de consumo para que as peças escolhidas sejam valorizadas com os produtos mantidos próximos ao caixa, estimulando novas decisões de compra.

Aprenda como expor produtos na loja por meio das áreas nobres

Você já sabe quais são as áreas nobres da sua loja de roupas? Em geral, são aquelas com mais exposição e visibilidade. Alguns exemplos:

  • Logo na entrada da loja;
  • Nos corredores principais.

E, sempre, na altura dos olhos. Vale o reforço: quanto mais fácil você tornar a busca pelo produto ideal, melhor será a experiência de compra, o que valoriza a fidelização de clientes e a atração de novos consumidores.

Foque na organização da vitrine

Para complementar o tópico anterior, temos que falar sobre a vitrine. Afinal, trata-se do ponto mais valioso da sua loja de roupas.

Pense nela como um cartão de visitas: de imediato, tem que captar e reter a atenção do seu cliente. Assim, é o momento para pensar na elaboração de uma história visual, que conte a quem passe na frente da sua loja o que você quer dizer.

Isso funciona não apenas em datas comemorativas, mas no dia a dia. Faça diferente de sua concorrência e aprenda a conquistar mais clientes compreendendo, primeiro, como expor os produtos na loja!

E, para obter um pouco mais de conteúdo sobre o assunto, aproveite para conferir também nossas dicas para você aumentar o fluxo de clientes na sua loa de roupas! Assim, ambos os artigos vão se complementar e agregar mais valor à sua busca pela experiência de compra ideal para os seus consumidores e clientes em potencial.

Deixe um comentário


3 + 6 =


*Preencha o campo corretamente