Como recrutar vendedores eficazes para sua loja de roupas

21 de janeiro de 2019 | Lojistas
Como-recrutar-vendedores-eficazes-para-sua-loja-de-roupas

Mesmo com uma série de ações digitais para atrair clientes até a sua loja de roupas, existe um elemento que pode contribuir com o aumento de resultados ou a frustração de suas campanhas: o perfil de sua equipe. Com isso, é importante saber, profundamente, como recrutar vendedores para o seu negócio!

Afinal de contas, as decisões equivocadas demoram mais para serem contornadas, sem falar que prejudicam diretamente os resultados em sua loja de roupas.

Por sua vez, um processo seletivo funcional e personalizado gera resultados imediatos. Quer ver só? Então, confira nossas dicas sobre como recrutar vendedores!

Planilha de Controle do Cadastro de Clientes

 

Nossas dicas sobre como recrutar vendedores para a sua loja de roupas

São ações práticas, que envolvem um planejamento mais eficaz no seu processo de recrutamento e seleção e, assim, aumentar as vendas. Aí vão as dicas:

Procure por pessoas identificadas com os seus produtos

Ao contratar alguém, você se preocupa com a afinidade que essas pessoas têm com os seus produtos — ou mesmo a sua marca?

Isso é relevante, porque a identificação contribui com uma proximidade maior com o perfil dos seus consumidores, facilitando a argumentação e a sugestão de outros produtos.

Além disso, o tempo de integração é menor quando os candidatos já sabem os diferenciais da sua marca e dos produtos. Diferentemente, por exemplo, de quem nunca ouviu falar nas soluções que você comercializa.

Avalie o perfil de cada profissional

Uma boa maneira de qualificar o processo seletivo e aprender como recrutar vendedores eficientes é por meio da avaliação do perfil deles.

Procure identificar algumas das características que costumam ser inerentes ao perfil de um bom vendedor — independentemente do seu segmento de atuação —, como:

  • atualização contínua dos conhecimentos;
  • disposição;
  • empatia;
  • paciência;
  • autoconfiança;
  • resiliência;
  • ética e honestidade;
  • respeito.

Qualidades, inclusive, que podem ser complementadas com o nosso tópico seguinte!

Identifique as qualidades e competências dos candidatos

Além das características acima citadas, você pode saber mais a respeito dos prováveis vendedores de sua loja de roupas por meio de algumas questões, como:

Como recrutar vendedores: Identifique as qualidades e competências dos candidatos

  • as ambições do candidato;
  • as perspectivas para os próximos anos;
  • as ações que os candidatos assumem para buscar o desenvolvimento pessoal e profissional;
  • os principais valores pessoais que eles carregam;
  • os pontos fortes e de melhorias.

Viu como isso pode facilitar no alinhamento de suas expectativas com as perspectivas dos candidatos, qualificando ainda mais a sua busca para aprender como recrutar vendedores?

Analise a concorrência

Caso tenha dificuldades em criar o equilíbrio citado no tópico anterior, aí vai uma dica: pesquise o mercado.

Ou seja: por meio de visitas à concorrência, você pode mapear um perfil médio de profissionais para a sua loja de roupas. Com isso, é possível esboçar tudo aquilo que você deseja — ou não — para a sua própria equipe profissional.

Planeje bem o seu processo seletivo

Sabendo bem quais etapas cumprir para recrutar vendedores, é hora de abrir as suas intenções para o mercado.

Para tanto, avalie os melhores meios de captação de candidatos — por exemplo: banco de talentos, fóruns em redes sociais etc. — e capriche na descrição da oportunidade.

Com isso, você tem a chance de atrair mais pessoas. E, principalmente, profissionais alinhados às suas expectativas.

Do contrário, você pode receber centenas de currículos, mas aproveitar pouquíssimos deles, apenas. Invista em um anúncio que dialogue diretamente com o público-alvo que você busca pra o seu negócio, com base em todas as dicas anteriores.

Agora, se estiver em dúvida sobre como recrutar vendedores e ainda não tem um perfil muito bem delineado, aproveite para ler outro artigo nosso, que explica as funções de um vendedor na sua loja de roupas!

Como alavancar as vendas com mídias sociais!

Deixe um comentário


8 + 3 =


*Preencha o campo corretamente