Dicas de como acabar com o estoque na troca de coleção

15 de fevereiro de 2018 | Dicas, Lojistas
Dicas-de-como-acabar-com-o-estoque-na-troca-de-coleção

Toda troca de coleção é uma oportunidade de conhecer novidades — para o consumidor. Quem gere uma loja de roupas, por sua vez, trava uma contínua batalha para acabar com o estoque antes que as peças fiquem acumuladas no estoque.

Afinal de contas, a troca de coleção é uma parte significativa do calendário varejista, e o investimento parado em estoque não ajuda nada. Por isso, neste post vamos dar algumas dicas para colocar as vendas em rotatividade até a estação seguinte. Confira!

Promova um tipo de ação específica

Ações promocionais podem ajudar, ao longo da troca de coleção, para que as peças não fiquem acumuladas nos bastidores de sua loja. Para tanto, é necessário decidir-se pelo tipo de campanha a ser realizada.

estoque de loja como acabar - Dicas de como acabar com o estoque na troca de coleção

Cupons, descontos progressivos, saldões e queima de estoque são algumas das possibilidades que podem estimular a compra de clientes que esperavam por uma boa oportunidade para rechear o guarda-roupa. Vale, no entanto, entender melhor como funcionam essas ações:

  • Etiqueta vermelha: são novos preços adicionados à etiqueta com um comparativo que aponte ao cliente a diferença no valor;
  • Queima de estoque: são as ações que promovem boa queda de preços em todos os produtos da loja para, literalmente, liquidar o estoque;
  • Saldão: produtos que não vão retornar para a próxima estação podem fazer parte do saldão, que é a oportunidade de comercializar produtos que são específicos. No inverno, por exemplo, são os itens em lã que possuem baixíssimo uso nas estações mais quentes;
  • Promoção: a promoção funciona por um período mais flexível, já que ela pode perdurar durante a troca de coleção sem problemas.

No entanto, vale analisar também outras condições para viabilizar a campanha, como sua margem de lucro, meios de divulgação e o uso de colaboradores extras. É importante que você não tenha prejuízos no fim das contas,

Tenha um prazo em mente

Pense que você deverá ter tempo para divulgar as ações, contar com o engajamento do público e investir nas ações promocionais. Por isso, ter o prazo em mente é fundamental para que o tempo coincida com a melhor época para realizar a troca de coleção.

Por exemplo: dificilmente a ação vai ter a performance desejada se você ainda mantiver tais ações em pleno verão, com peças da coleção passada ainda estocadas.

Organize a loja para a troca de coleção

Uma boa comunicação visual deixa a sua loja melhor organizada para a pesquisa do público. E, ao separar as peças promocionais de outras peças estilosas, mas atuais, você expõe mais versatilidade à loja e facilita o tráfego de clientes através dela.

como acabar com estoque - Dicas de como acabar com o estoque na troca de coleção

Tenha foco na divulgação e no atendimento

A vitrine é ainda um dos ativos mais ricos de uma loja de roupas. Portanto, investimento certeiro em visual merchandising para que seu público-alvo saiba que se trata de uma troca de coleção recheada de oportunidades para eles.

Além disso, use os outros canais de comunicação da empresa para atrair mais clientes até a loja. Do e-mail marketing às redes sociais, use-os para garantir um tráfego maior em suas lojas.

O atendimento deve ser um diferencial para cativar, atrair e fidelizar o consumidor. Especialmente, na troca de coleção, em que os colaboradores devem encontrar uma oportunidade dentro daquilo que cada consumidor está à procura.

Diferenciais — mesmo que nos detalhes — são trunfos que as marcas de roupas estão em busca, atualmente, para reter os clientes. E é por isso que, seja para a troca de coleção ou outra ação promocional, você deve contar com os melhores parceiros.

Que tal, então, conhecer agora as vantagens de comprar com a Brix Jeans e ter peças versáteis e estilosas para o ano inteiro?

nova coleção inverno 2018 - Dicas de como acabar com o estoque na troca de coleção

Deixe um comentário


6 + 5 =


*Preencha o campo corretamente