Dicas de vendas: como uma vendedora de loja deve se comportar

11 de fevereiro de 2019 | Atendimento, Lojistas
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A vendedora de loja de roupas precisa de uma dose extra de capacitação e autodesenvolvimento para crescer na sua carreira. Isso significa que, além dos treinamentos aplicados, cada profissional também deve buscar, constantemente, novas dicas de vendas para encantar o consumidor e gerar boas experiências.

E, para que você participe mais desse processo, nós reunimos neste post uma série de dicas de vendas que pode ser absorvida, nos comportamentos e atitudes da vendedora de loja, gerando um diferencial competitivo para o seu negócio. Confira!

Planilha de Controle do Cadastro de Clientes

A importância da qualificação da sua vendedora de loja de roupas

Antes de apontar as qualidades do seu setor de vendas, vamos entender a importância em cuidar, continuamente, do desenvolvimento do seu quadro de colaboradores.

Inicialmente, esse trabalho se converte em um afinamento preciso do que você espera da sua equipe, e do quanto eles podem se desenvolver para consolidarem-se em suas carreiras.

Além disso, por meio de um bom posicionamento de marca você ajuda a criar uma familiarização e identificação entre o público-alvo e os seus colaboradores. Consequentemente, a abordagem e a interação são mais eficientes, bem como o processo de fidelização de clientes em decorrência do atendimento diferenciado.

Por isso, é fundamental que a sua loja de roupas conheça, primeiramente, o perfil do consumidor para então orientar a sua vendedora de loja de roupas com excelentes dicas de vendas sobre como relacionar-se com os clientes.

Dicas de vendas: virtudes de uma boa vendedora 

Caso você ainda não saiba quais habilidades, técnicas e capacidades exigir dos seus profissionais, abaixo nós resgatamos as principais delas, permitindo um alinhamento significativo para qualificar a sua empresa. Veja só:

  • confiança, para atuar como uma consultora, das clientes, em vez de empurrar soluções que não atendam à demanda do público;
  • bons argumentos, pautados nas tendências do setor e também no perfil de cada cliente;
  • solicitude e boa comunicação para ouvir e traduzir os objetivos e necessidades da clientela em soluções personalizadas;
  • curiosidade para estar sempre em sintonia com as tendências e os clássicos do seu setor de atuação;
  • paixão pelo que faz, pois isso agrega leveza, simpatia e motivação no atendimento;
  • persistência para identificar gargalos no método de atendimento e, em seguida, convertê-los em novos argumentos, abordagens e dicas de vendas mais frutíferas;
  • agilidade para atender prontamente, garantindo mais precisão e fluidez na interação com os clientes.

Vale destacar, ainda, que as características acima citadas devem ser planejadas para que a vendedora de loja alinhe o seu perfil com a identidade da sua empresa. Dessa maneira, o atendimento exclusivo e capaz de gerar uma boa experiência de compra é continuamente aprimorado.

Os pontos que devem ser evitados por uma vendedora de loja

Se falamos a respeito das atitudes e comportamentos que uma boa vendedora de loja deve nutrir, agora vamos focar em algumas rotinas que devem passar bem longe de um atendimento na sua loja de roupas, como:

  • falta de preparação para atender. Ou seja: achar que todos os clientes podem ser abordados da mesma maneira, e que as mesmas soluções podem ser oferecidas;
  • a formação de uma rodinha de vendedoras, enquanto os clientes transitam pela loja sem a devida abordagem de sua equipe;
  • falta de empatia, culminando em um atendimento desinteressante ou, até mesmo, sem educação;
  • o contrário também deve ser avaliado cuidadosamente. Se uma vendedora de loja fica muito “em cima” dos clientes, o efeito pode desagradar no conjunto que forma a experiência de compra dos clientes;
  • competitividade desleal, que é a falta de organização para o atendimento, fazendo com que existam conflitos internos em sua loja e, assim, todos saem prejudicados ;
  • falta de um roteiro de perguntas. Sem isso, a sua vendedora der loja de roupas não vai saber como alinhar o seu atendimento para suprir a demanda de cada consumidor.

Pronto! Agora, você já sabe como usar as boas dicas de vendas — no aspecto positivo e em pontos de melhorias — para gerar oportunidades de negócios, aumentar as vendas e aproximar-se cada vez mais do seu público-alvo.

Está em busca de mais alternativas para dar um impulso de sucesso à sua marca? Então, aproveite para conferir também nosso artigo que explica como aumentar as vendas na sua loja com o Insta Story!

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