Vender para os sentidos! A loja que emprega essa premissa vende muito mais que outra que não utiliza estímulos sensoriais em suas vendas. Por isso a Brix Jeanswear preparou algumas dicas de marketing sensorial, que ao serem aplicadas corretamente podem aumentar o número de vendas consideravelmente, segundo pesquisas da área. Confira:

- Sempre facilite o contato do consumidor com tudo o que você vende. Mais estimulação sensorial é igual a mais vendas.
- Vitrines são o principal chamariz de sua loja. Esteja sempre mudando e atualizando a sua vitrine.
- As mensagens devem ser curtas, para serem lidas em um, dois segundos. Use letras grandes e contrastes fortes.
- As mercadorias expostas nos primeiros metros da entrada de sua loja, normalmente não são percebidas.
- Crie sempre um ponto de atração no fundo da loja, fazendo com que seus consumidores transitem até lá.
- Exponha a marca líder de cada tipo de produto bem à altura dos olhos do freguês. A marca que você está querendo promover deve ficar à direita desta.
- O estabelecimento deve ser organizado, limpo e de acordo com o perfil do cliente, para que o mesmo tenha uma boa impressão do local, identificando-se com a empresa e desfrutando de um ambiente agradável e cativante.
- As cores têm grande importância, pois o seu uso correto pode atrair os consumidores, aumentar as vendas e provocar diversos tipos de emoções. Além disso, podem organizar o ambiente, facilitar a visualização dos itens e dar destaque para algum produto desejado.
- A iluminação é responsável por criar atmosferas e ajudar a definir a orientação dos objetos e espaços. Diferentes luzes podem despertar diferentes sensações: luzes dicroicas ou brancas valorizam os produtos e facilitam sua identificação; luzes amarelas proporcionam conforto ao ambiente.
- O estímulo musical pode influenciar na percepção do tempo de espera. Tempo musical lento evoca sentimentos de tranquilidade, sentimentalismo e solenidade, enquanto que o tempo musical rápido provoca sensações estimulantes e de alegria.
- É um dos sentidos que agem para estimular a fidelização, se a experiência geral no ambiente foi positiva. O aroma pode comunicar informações adicionais, ajudando na formação do conceito que se deseja passar ao cliente. Por esse motivo, fragrâncias exclusivas ajudam a definir a identidade e levam o consumidor a reconhecer quando o produto ou ambiente é de uma marca ou de outra.
- Venda com perguntas, não com respostas.
- Evite fazer longas apresentações de seu produto.
Aproveite as dicas e boas vendas! 😉