11 dicas de como montar uma boa estratégia de promoção para sua loja de roupas

16 de julho de 2018 | Atendimento, Dicas, Lojistas
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Da chegada das estações mais quentes do ano ao Dia dos Namorados e Natal, uma série de datas comemorativas se acumulam no calendário varejista. Só que elas não são as únicas possibilidades para você montar uma boa estratégia de promoção na sua loja de roupas, sabia?

Afinal, existem diversas outras possibilidades para atrair mais clientes até o seu negócio. E é ao longo deste post que você vai ficar por dentro de 11 dicas diferentes e bastante eficazes para construir a sua estratégia de promoção.

Confira, e inspire-se em nossas ideias para diferenciar-se da concorrência de sua loja de roupas!

1. Defina o objetivo da sua estratégia de promoção

Não comece sem uma proposta: uma estratégia de promoção deve vir acompanhada de boa dose de planejamento, e a primeira pergunta a ser feita é: qual é a finalidade da promoção? Talvez, você queira:

  • aproveitar uma data comemorativa;
  • liquidar o estoque de coleções passadas;
  • atrair novos clientes;
  • fidelizar aqueles que já compram com você.

Entre outros objetivos que vão nortear você, são às etapas seguintes para elaborar uma campanha verdadeiramente relevante para o público-alvo de sua loja de roupas!

2. Entenda o público-alvo da campanha

Além de conhecer profundamente o seu público, sua estratégia de promoção vai dialogar com um perfil mais segmentado também.

Ao identificá-lo, você precisa também compreender quais são as suas “dores”, desafios, interesses e a solução que você tem a oferecer com base nas respostas obtidas.

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Por exemplo: é Dia das Mães? Pois então, está mais do que evidente qual é o perfil do público dessa campanha em particular. Em seguida, é importante associar as suas peças de roupas às “mães” que compõem a sua base de clientes, identificando a demanda delas e os principais meios para impactá-las — como o Instagram ou outras redes sociais.

3. Ofereça descontos relevantes

Para muitos clientes, o preço é o principal atrativo capaz de despertar o seu interesse em uma campanha de sua loja de roupas. Por isso, um planejamento financeiro é imprescindível para fazer com que a sua estratégia de promoção seja diferenciada em diversos sentidos.

Entre eles, o apelo financeiro, que pode vir com descontos — progressivos ou fixos —, cupons para uma próxima compra, entre outras possibilidades de reduzir o preço sem impactar negativamente a sua lucratividade.

4. Atente-se ao calendário comercial

Já destacamos, acima, algumas datas comemorativas que não podem faltar no seu calendário varejista. No entanto, convém identificar outras grandes datas comemorativas, além das mais populares, para fortalecer o seu calendário e impactar o seu consumidor.

Por exemplo: caso você também trabalhe com peças de roupas para atletas, que tal identificar algumas datas comemorativas que vão gerar identificação nesse tipo de consumidor?

5. Valorize os clientes fiéis da sua loja

Nunca se esqueça de quem já compra com você. Afinal de contas, um dos principais mantras comerciais prega que é mais barato manter um cliente do que conquistar novos.

Por isso, ainda que a sua estratégia seja focada em aumentar a base de consumidores, avalie promoções exclusivas para os habituais. Pode ser um capricho, apenas, algo diferenciado, qualquer coisinha que os lembre o quanto são importantes para a sua loja de roupas.

6. Estipule um prazo na sua estratégia de promoção

Promoções têm começo, meio e fim, como qualquer boa história. Por isso, não comece algo que você não sabe onde vai terminar.

O interessante do prazo não é só uma data no seu calendário, mas a possibilidade de instigar o senso de urgência nos clientes, compor um período exclusivo para melhorar as vendas… Tudo isso faz parte de um planejamento que não pode faltar na sua estratégia de promoção.

7. Decore a loja de maneira especial

É Natal? Pois então, personalize a temática na vitrine, no interior de sua loja e até mesmo nos materiais de divulgação — físicos e on-line.

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O mesmo vale para outros tipos de campanhas: é importante criar essa imersão no consumidor e gerar uma experiência de compra diferente. Do contrário, o estímulo a uma compra “fora de época” é baixo, o que se traduz em um volume menor de vendas.

8. Ofereça brindes e outros chamarizes

Músicas-tema, comes e bebes e outros tipos de brindes podem ser um complemento interessante à sua estratégia de promoção.

Tenha em mente que esse complemento deve ter a ver com a temática da sua campanha. Todos sabem que é um chamariz, mas é fundamental fazer com que ele sirva para uma imersão mais profunda do seu público. Se não é necessário estar ali, não use — afinal de contas, pode distrair o consumidor do principal, que são as peças da sua loja de roupas.

9. Oferecer cupons e faça sorteios

Os cupons e sorteios podem enriquecer a sua estratégia de promoção, pois é um diferencial que a sua concorrência pode não estar investindo.

Assim, por mais que todas as lojas ao redor estejam com os preços mais baixos, você tem algo que pode cativar o seu público-alvo.

10. Invista em divulgação

De que adianta a montagem de um cenário temático, preços competitivos, peças de roupas únicas… E não divulgar todo esse trabalho?

Comece invadindo as redes sociais onde o seu consumidor mais se concentra. Em seguida, dispare e-mails, crie chamarizes na sua vitrine… Enfim, tão importante quanto o planejamento, uma estratégia de promoção depende amplamente da divulgação de sua campanha.

11. Meça os resultados

Por fim, não deixe passar a oportunidade de medir todos os resultados de sua estratégia de promoção. Comece pelo engajamento do público-alvo aos materiais de divulgação, verifique a demanda gerada e tenha — se possível — dados comparativos de promoções passadas.

Isso tudo serve como parâmetro para avaliar quais foram os acertos e quais estratégias devem ser ajustadas para a próxima estratégia de promoção. No entanto, um aviso: saiba com antecedência quais são as métricas mais importantes para a sua campanha (lembra-se que falamos do objetivo?) para acompanhar, em tempo real, esses indicadores.

E então, já sabe quais dicas podem ser relevantes para o planejamento da próxima estratégia de promoção na sua loja de roupas? Para auxiliar você a organizá-la com muita qualidade, não deixe de conferir também nosso artigo com estratégias de marketing para destacar a sua loja de roupas! Assim, não vão faltar inspirações para divulgar as suas campanhas!

Blog Comments

Amei vocês sempre inovando, incentivando para que nossos trabanhos se aprimorem. obrigada
pelo carinho.

Obrigado pelo reconhecimento e também por acompanhar nosso blog 😀 Ficamos muito felizes!

Olá Nair! Que bom receber comentários assim, ficamos muito felizes. Obrigado pelo carinho, abraços!

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