Fidelizar clientes: 8 dicas para um atendimento espetacular

1 de outubro de 2018 | Atendimento, Dicas, Lojistas
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Seja no mercado de vestuário ou qualquer outra área comercial, para fidelizar clientes é importante se sobressair à concorrência. Afinal de contas, vocês oferecem produtos e serviços similares, e é importante fisgar o consumidor a partir de uma experiência memorável de compra.

Ou seja: além de expor as roupas estrategicamente pela sua loja, o cuidado maior está em traduzir as necessidades, os desafios e os objetivos do seu consumidor em oportunidades oferecidas por você e a sua equipe.

Por isso, confira conosco as 8 dicas que separamos para você fidelizar clientes por meio de um atendimento espetacular!

As 8 dicas para fidelizar clientes

Inspire-se nas nossas ideias, e descubra como um bom trabalho começa e termina na atenção que você dá ao seu público-alvo:

1. Saiba quem é o seu consumidor

Hoje em dia, não basta ter produtos diferenciados e uma equipe campeã de vendas se, primeiramente, não houver um alinhamento completo da sua marca ao perfil do seu público-alvo.

Identifique o público-alvo da sua loja de roupas

Isso porque o bom atendimento está atrelado a uma experiência de compra afinada aos interesses do seu consumidor. Logo, fidelizar clientes é uma consequência do trabalhão diferenciado praticado nesse sentido.

Vale destacar que esse exercício é incessante: quanto mais você tiver uma boa relação e conhecimento sobre o seu consumidor, mais oportunidades você vai gerar para fidelizá-lo.

2. Crie um relacionamento com o consumidor

A construção de relacionamentos — e a sua consequente manutenção — é a melhor forma para fidelizar clientes. Afinal, é uma maneira de se manter sempre por perto, garantindo que ele se lembre primeiro da sua marca diante de alguma necessidade.

Para isso, capacite a sua equipe para manter o faro apurado em busca de oportunidades. Ao abordar o cliente em potencial, investigue o que ele está em busca e quais são as suas “dores”.

Como resultado, o atendimento vai ser mais personalizado e focado em soluções, não em “empurrar uma venda” aos consumidores.

3. Invista em tecnologia

Softwares de gestão e outros aparatos tecnológicos podem tornar o atendimento mais eficaz e, também, o controle de sua loja ainda maior.

Por exemplo: essas soluções permitem que você armazene, compile e analise estrategicamente os dados gerados. Algo que ajuda a entender melhor os hábitos de consumo do público e, assim, permitindo a elaboração de ações para fidelizar clientes.

4. Pratique a objetividade, simplicidade e eficácia

Atendimento rápido e eficaz. Esse deve ser o mote de sua equipe ao abordar o consumidor. Para tanto, cada vendedor deve conhecer profundamente os diferenciais de sua marca.

Assim, eles conseguem associá-los com agilidade ao que um cliente em potencial busca sem que ele se preocupe apenas com o preço na etiqueta dos produtos.

5. Treine e capacite a sua equipe

Você tem papel determinante nesse processo de fidelizar clientes — especialmente, quando diz respeito à evolução no atendimento ao consumidor.

Para isso, invista em treinamentos e em um sistema de avaliações de desempenho para que você possa lapidar os seus colaboradores, individual e coletivamente.

Uma equipe coesa, uniforme e com os objetivos focados na mesma direção são atrativos enormes para garantir um relacionamento mais qualitativo com o público.

6. Ofereça formas de pagamento diversificadas

Você já conhece o seu consumidor? Então, não se esqueça de identificar quais são os métodos de pagamento favoritos deles e, ainda, como eles costumam dividir as suas despesas.

Fidelizar clientes com pagamentos diferenciados e facilitado

Existem, atualmente, meios físicos e digitais que podem facilitar uma compra. Ao saber se o seu consumidor pratica esse tipo de pagamento, você pode agregá-lo à sua loja e oferecer uma conveniência ainda inexplorada pela sua concorrência.

7. Exercite o uso de descontos e benefícios

Quando falamos em construir um relacionamento com o consumidor, estamos também destacando esses diferenciais para quem se compromete a comprar mais com você.

Para isso, crie descontos e benefícios exclusivos! Recompense os seus fiéis consumidores, mas use também essas ações personalizadas para atrair novos clientes.

8. Use meios de comunicação para abordar e interagir com o público

Blogs, site e redes sociais. Uma tríade que nenhum estabelecimento comercial escapa, hoje em dia. Afinal, são os ambientes mais usados pelo público, e é uma maneira rica de aproximar a sua marca do perfil dos seus clientes em potencial.

Prepare uma “fachada virtual” atrativa — tão ricamente elaborada quanto o seu visual merchandising — e intensifique a sua ação digital para que as pessoas conheçam a sua marca, e aprendam a se relacionar com ela. Seja para tirar dúvidas, receber um atendimento primário ou mesmo para fechar uma compra.

Que tal complementar tudo o que vimos aqui, sobre fidelizar clientes, com mais dicas importantes? Para isso, não deixe de conferir o nosso kit completo para uma loja de roupas de sucesso!

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