Fidelize seus clientes, eles são seu maior patrimônio.

15 de setembro de 2017 | Atendimento, Dicas, Lojistas
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Você já reparou que muitos comerciantes, mesmo em tempos de crise, continuam vendendo como se não houvessem nuvens negras no horizonte? Já se perguntou o porquê? A resposta está na fidelização de clientes: eles podem corresponder por até 65% do seu movimento. Mas os benefícios para a saúde financeira do seu negócio não param por aí, afinal manter clientes fidelizados pode custar até cinco vezes menos do que conquistar novos consumidores.

Claro que ninguém está dizendo que não deve prospectar novos clientes, não é isso. Mas a partir do momento em que você compreender que seus clientes antigos e fidelizados são seu maior patrimônio e adaptar sua estratégia de negócio para essa realidade, suas vendas com certeza aumentarão. Por isso, nós separamos algumas dicas de como fazer a fidelização de clientes e garantir a sustentabilidade da sua empresa.

Fidelização de clientes reduz o tempo de fechamento das vendas

A fidelização de clientes tem lá seus segredinhos, até porque não é com apenas uma compra que se caracteriza fidelização, e sim todo um relacionamento com o mesmo, baseado em uma relação de confiança, identificação com a marca e empatia com o vendedor. Para que isso aconteça é preciso criar alguns diferenciais que não só farão o cliente voltar, mas que também encurtam o caminho para o fechamento das vendas futuras.

Pense que cada cliente que sai da sua loja comentará com um, dois ou até três amigos a compra que acabou de fazer, poderá mostrar o produto e comentar sobre o atendimento. Então a ideia é fazer com que esse atendimento seja o melhor possível.

Como comerciante você sabe que há uma certa barreira entre o comprador e o vendedor, por conta de algumas práticas pouco saudáveis no comércio que deixam o cliente sempre um pouco receoso e desconfiado. A ideia de que vendedores falam qualquer coisa para vender ainda é bastante comum.

Por isso, tenha em mente que a fidelização de clientes passa diretamente pelo atendimento diferenciado. Procure apresentar ao cliente os diferenciais do produto, assim como suas qualidades e vantagens para agradar a sua necessidade.

Leve as necessidades do consumidor em consideração, ouvindo-o, intuindo sobre o que ele está desejando e precisando. Não procure vender qualquer coisa ou o que ele não precisa, só para bater suas metas. Quando a venda é honesta, o cliente se sente mais seguro não só para fazer a compra, como fecha o negócio em menos tempo – e voltar.

Mantenha o foco, mas não seja insistente

A fidelização de clientes é uma arte que precisa ser praticada todos os dias, por isso treine bem sua equipe de vendedores. O atendimento é o grande diferencial porque, na realidade, qualquer outro produto pode ser reproduzido pela concorrência – mas a forma como o consumidor é tratado deve ser parte da identidade da sua empresa/marca.

Se por um lado é preciso manter o foco na venda, por outro é preciso personalizar o atendimento. Para oferecer soluções e agregar valor ao produto, imagine como o cliente gostaria de ser tratado. Ouça o que ele tem a dizer, perceba sua linguagem corporal, capte os sinais para adaptar sua estratégia mais ou menos agressiva ao jeito de cada um.

Faça suas ofertas, mas não seja insistente para não acabar gerando o efeito oposto, a antipatia. Lembre-se da teoria da pirâmide invertida: o cliente está no topo, ele é o maior patrimônio e para ele todos os esforços deverão estar voltados. Pensar que eles são o motivo que justificam todo o trabalho é um grande passo no caminho da fidelização.

Pós-venda, um dos segredos da fidelização de clientes

Como anda o pós-venda da sua equipe? Lembre-se que a venda não termina quando o cliente sai do estabelecimento – é aí que começa um das partes mais importantes da fidelização. Mantenha um cadastro atualizado sobre todos os seus compradores e analise: quais são os mais assíduos? Qual o tipo de produto que levam com mais frequência? Qual a forma de pagamento? Segmente sua lista de clientes e mantenha sobre eles a maior quantidade possível de informações.

A partir desses dados, pense em promoções, descontos para pagamentos à vista ou prazos maiores, avise quando houver novidade sobre os produtos mais procurados, envie e-mail marketing com conteúdos relacionados que ofereçam soluções e dicas, crie ofertas especiais para a data de aniversário, etc.

O ideal é criar um monitoramento automatizado, o que você consegue com um bom CRM (Customer Relationship Manager), por exemplo. O sistema ajuda a recolher informações relevantes sobre seu público-alvo, suas necessidades e preferências de abordagens, tudo com acesso rápido e fácil em um só lugar. Usar a tecnologia para otimizar seu atendimento é essencial para desenvolver ações monitoradas que deem suporte a uma equipe focada nos resultados.

E você, já utiliza alguma estratégia de fidelização de clientes? Compartilhe conosco a sua experiência!

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