Conheça melhor quais são as funções do vendedor da sua loja de roupas

26 de novembro de 2018 | Atendimento, Dicas, Lojistas
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Bons vendedores internos têm tudo a ver com o DNA de uma loja de roupas. Acontece que muitos gestores se confundem quanto às reais atribuições desse tipo de profissional.

Como resultado, a organização do dia a dia é prejudicada, e você pode estar fazendo um uso pouco estratégico dos seus profissionais.

Por isso, neste post vamos nos aprofundar no assunto para que você entenda, definitivamente, quais são as funções do vendedor da sua loja de roupas. Boa leitura!

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Qual é o papel de um vendedor na loja de roupas?

Embora os principais objetivos e metas de um vendedor estejam diretamente relacionados à abordagem e o relacionamento com clientes, o profissional de sua loja de roupas pode ir muito além dessas características.

Afinal de contas, ele também deve prezar pela postura, atitude e comportamentos que se alinhem à cultura organizacional de sua marca.

Sem falar, é claro, na peça-chave que os vendedores desempenham no papel de construir laços com os clientes e consumidores em potencial.

Para tanto, é importante que você entenda isso, previamente, e consiga traduzir as suas ideias para capacitar os seus profissionais continuamente.

Quais são as principais funções do vendedor?

Agora que já destacamos essa evidente importância do vendedor, em uma loja de roupas, vamos avaliar quais são as funções que ele pode desempenhar no seu dia a dia:

Atendimento ao cliente

Um bom atendimento tem o potencial de fidelizar clientes e, também, de atrair novos consumidores até a sua loja de roupas.

Afinal de contas, a experiência de compra gera atenção, elogios e recomendações, promovendo a reputação de sua marca. E muito disso se deve ao cuidado que o seu vendedor tem ao atender e relacionar-se com os clientes.

Só que, além disso, essa atividade se estende a outras boas práticas cotidianas, como:

  • estudo profundo de suas peças de roupas para avaliar, sempre, a melhor indicação aos consumidores;
  • reconhecer os diferenciais de sua marca e usá-los como argumento de venda;
  • conhecer o mercado para associar as suas soluções com as carências identificadas na concorrência;
  • servir como um consultor de cada cliente que entra na sua loja de roupas, ficando mais em soluções do que bater a sua meta, simplesmente.

Atendimento na loja de roupas - Dicas Brix Jeans

Só em atendimento ao cliente, portanto, o seu vendedor já deve ser um profissional multidisciplinar. Mas não para por aí!

Negociação

Seja no abate do preço de uma peça de roupa ou mesmo com os fornecedores, o seu vendedor conhece a realidade do mercado como ninguém.

Logo, é importante dar a ele a autonomia necessária para fechar boas oportunidades de venda e qualificar ainda mais a sua loja de roupas!

Organização da loja e do estoque

O dia está baixo em vendas, a rotatividade de visitantes pela loja de roupas idem? Então, estimule o senso de organização na sua equipe.

Peça que se atentem às peças — se estão dobradas, no lugar certo etc. — e à higiene do lugar, como um todo. Isso é de responsabilidade de todos os seus funcionários.

Vale lembrar, também, que o estoque merece uma atenção especial para que o atendimento permaneça ágil — esteja a loja vazia ou cheia.

Convém destacar, entretanto, que o vendedor tem, sim, uma série de responsabilidades. Só que muitas delas devem ser orientadas, mantidas e aperfeiçoadas por meio de sua gestão próxima e preocupada em desenvolver os seus talentos internos.

De nada adianta a cobrança, portanto, se você não está à frente dessas mudanças exigidas por você na sua loja de roupas.

Quer saber, então, como melhorar ainda mais a reputação da sua marca e diferenciar-se no mercado? Então, confira também nosso post com dicas para definir os preços na sua loja de roupas!

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