Não é de hoje que a indústria 4.0 tem galgado o seu espaço no segmento, expondo as virtudes e vantagens em aderir às novas tecnologias para simplificar os processos, aumentar a produtividade e gerar mais rendas.
Só que, neste post, vamos explicar para você o quanto essa revolução tem impactado, positivamente, a indústria da moda — bem como as tendências e perspectivas para o setor têxtil.
Quer saber mais a respeito? Confira conosco, então, como a indústria 4.0 pretende fazer também uma transformação definitiva na indústria da moda!
Resumidamente, a indústria 4.0 é o reconhecimento de uma quarta onda revolucionária no setor. Agora, por meio das tecnologias digitais para proporcionar produtividade com economia de recursos, automação de processos e mais uma série de outros aspectos.
Para a linha de produção, isso significa a otimização de processos e o uso estratégico de sua mão de obra, sobrando mais tempo para que ela atue em inovação, em vez de ocupar-se de uma série de atividades manuais e repetitivas.
Inclusive, na indústria da moda, a indústria 4.0 tem se mostrado de elevada versatilidade. Alguns exemplos:
Isso tudo, vale reforçar, sempre de maneira otimizada, buscando maneiras de produzir a mesma coisa, mas com menos recursos utilizados.
Outro alento proporcionado pela indústria 4.0 é a integração de informações. Soluções que dialoguem, entre si, e com isso agreguem decisões mais inteligentes para os seus profissionais.
Sem falar nos insights que são gerados a partir dessa interação e integração. É possível observar, por exemplo, carências, gargalos produtivos e novas oportunidades para melhorar a cadeia de valor da indústria da moda.
Nesse sentido, as possibilidades de aproximação do setor com os avanços tecnológicos têm permitido algumas considerações interessantes sobre o assunto.
A seguir, vamos entender como a produção pode ser potencializada com os avanços da indústria 4.0:
E isso vale tanto para as etapas de criação, modelagem ou corte ou mesmo de encaixe e envio de peças. Toda a logística é trabalhada tecnologicamente, com desempenhos monitorados em tempo real. Assim, qualquer ajuste que se faça necessário acontece instantaneamente, reduzindo ainda mais os riscos.
No geral, os desafios do país tendem a ser as dificuldades de investimento em novas tecnologias. Especialmente, para empresas que não se dão ao luxo de impedirem a produção enquanto faz a implementação.
Afinal de contas, tempo de máquina parada é prejuízo para os empreendedores. Além disso, há pouco acesso ainda, no Brasil, a respeito de tecnologias que podem desembarcar e já contribuir com a rotina de produção — ainda mais levando em conta a baixa mão de obra especializada.
Mas não se engane em precipitar-se e acreditar que a indústria é só uma tendência ou uma possibilidade para empresas internacionais: o conceito de indústria 4.0 está lentamente inserido nos parques industriais do país, com um percentual que pode crescer em 15% nos próximos 10 anos — de acordo com reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, de janeiro de 2018.
Entre as fontes utilizadas na reportagem, são destacados os dados da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).
Ou seja: se você está em busca de inovação, diferenciais competitivos e novas maneiras para aumentar a produção e, consequentemente, as vendas, convém analisar e manter um olhar atento nas inovações do setor têxtil, qualificando continuamente a indústria da moda.
E, caso esteja em busca de novas parcerias que já entendam e conheçam o conceito de indústria 4.0, aproveite para descobrir porque você deve optar por um fabricante de jeans da sua região!
_________
A Brix Jeans iniciou suas atividades em Agosto de 1994 em Rio do Sul/SC, utilizando como inspiração para a essência da marca o lifestyle descontraído dos habitantes do bairro britânico Brixton.
Atuando em todo território nacional, a Brix é referência em jeanswear, e reconhecida pelos seus clientes e parceiros com uma empresa que prima pela qualidade e evolução tecnológica dos seus produtos, aporte publicitário, e pelas práticas de gestão ousadas e inovadoras.
A Brix é jovem, agitada e descontraída. Para nós, a Estética é uma questão de atitude!!!
________