Indústria 4.0: a evolução na indústria da moda e quais são as perspectivas no setor têxtil

8 de abril de 2019 | Dicas
Indústria-4.0-conheça-a-evolução-na-indústria-da-moda-e-quais-são-as-perspectivas-no-setor-têxtil

Não é de hoje que a indústria 4.0 tem galgado o seu espaço no segmento, expondo as virtudes e vantagens em aderir às novas tecnologias para simplificar os processos, aumentar a produtividade e gerar mais rendas.

Só que, neste post, vamos explicar para você o quanto essa revolução tem impactado, positivamente, a indústria da moda — bem como as tendências e perspectivas para o setor têxtil.

Quer saber mais a respeito? Confira conosco, então, como a indústria 4.0 pretende fazer também uma transformação definitiva na indústria da moda!

Catálogo de Outono Inverno 2019 Brix Jeans | Baixar gratuitamente

O que é a indústria 4.0?

Resumidamente, a indústria 4.0 é o reconhecimento de uma quarta onda revolucionária no setor. Agora, por meio das tecnologias digitais para proporcionar produtividade com economia de recursos, automação de processos e mais uma série de outros aspectos.

Para a linha de produção, isso significa a otimização de processos e o uso estratégico de sua mão de obra, sobrando mais tempo para que ela atue em inovação, em vez de ocupar-se de uma série de atividades manuais e repetitivas.

Inclusive, na indústria da moda, a indústria 4.0 tem se mostrado de elevada versatilidade. Alguns exemplos:

  • utilização de máquinas que trabalhem de maneira autônoma;
  • facilidade de identificação de tecidos inteligentes;
  • mais produtividade;
  • aumento da capacidade operacional.

Isso tudo, vale reforçar, sempre de maneira otimizada, buscando maneiras de produzir a mesma coisa, mas com menos recursos utilizados.

Quais são as perspectivas da indústria 4.0 para o setor têxtil?

Outro alento proporcionado pela indústria 4.0 é a integração de informações. Soluções que dialoguem, entre si, e com isso agreguem decisões mais inteligentes para os seus profissionais.

Sem falar nos insights que são gerados a partir dessa interação e integração. É possível observar, por exemplo, carências, gargalos produtivos e novas oportunidades para melhorar a cadeia de valor da indústria da moda.

Nesse sentido, as possibilidades de aproximação do setor com os avanços tecnológicos têm permitido algumas considerações interessantes sobre o assunto.

A seguir, vamos entender como a produção pode ser potencializada com os avanços da indústria 4.0:

  • otimização do fluxo de cada etapa produtiva, visando a minimização do desperdício de matéria-prima;
  • redução dos custos e prejuízos com retrabalho;
  • melhora a competitividade da sua empresa.

E isso vale tanto para as etapas de criação, modelagem ou corte ou mesmo de encaixe e envio de peças. Toda a logística é trabalhada tecnologicamente, com desempenhos monitorados em tempo real. Assim, qualquer ajuste que se faça necessário acontece instantaneamente, reduzindo ainda mais os riscos.

Quais são os desafios de investir a indústria 4.0 no setor têxtil?

No geral, os desafios do país tendem a ser as dificuldades de investimento em novas tecnologias. Especialmente, para empresas que não se dão ao luxo de impedirem a produção enquanto faz a implementação.

Afinal de contas, tempo de máquina parada é prejuízo para os empreendedores. Além disso, há pouco acesso ainda, no Brasil, a respeito de tecnologias que podem desembarcar e já contribuir com a rotina de produção — ainda mais levando em conta a baixa mão de obra especializada.

Mas não se engane em precipitar-se e acreditar que a indústria é só uma tendência ou uma possibilidade para empresas internacionais: o conceito de indústria 4.0 está lentamente inserido nos parques industriais do país, com um percentual que pode crescer em 15% nos próximos 10 anos — de acordo com reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, de janeiro de 2018.

Entre as fontes utilizadas na reportagem, são destacados os dados da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

Ou seja: se você está em busca de inovação, diferenciais competitivos e novas maneiras para aumentar a produção e, consequentemente, as vendas, convém analisar e manter um olhar atento nas inovações do setor têxtil, qualificando continuamente a indústria da moda.

E, caso esteja em busca de novas parcerias que já entendam e conheçam o conceito de indústria 4.0, aproveite para descobrir porque você deve optar por um fabricante de jeans da sua região!

Deixe um comentário


4 + 2 =


*Preencha o campo corretamente