Como manter a loja organizada na troca de coleção

23 de novembro de 2017 | Dicas, Lojistas
Troca de coleção: Mantendo sua loja organizada.

A troca de coleção é algo que impacta profundamente a rotina de uma loja de roupas — sejam elas femininas ou masculinas. Isso porque essa transformação semestral modifica, por completo, as exigências do consumidor e os principais tipos de peças comercializadas.

Vale observar, entretanto, que o planejamento se faz fundamental, nesses casos, para que a organização não fique em segundo plano. E, se você já lida diariamente com a rotina de uma loja de roupas, sabe que a desorganização não combina com a produtividade desejada.

Por isso, separamos neste post tudo o que você precisa saber sobre como manter a loja organizada na troca de coleção. Confira!

Notifique e capacite os seus colaboradores

Nada de surpresas! Ao pensar na troca de coleção, notifique antecipadamente a sua equipe de vendas. Afinal, esse período exige muito tempo de planejamento e execução, sendo um dos momentos mais atribulados do varejo.

Ao ter um planejamento eficaz, você já aponta os diferenciais para este ano e conta com o auxílio dos seus vendedores para traçar as melhores estratégias. Sem falar na possibilidade de capacitar a todos para que entendam quais serão as principais mudanças nesta troca de coleção. Entre as principais, podemos citar:

  • Arrumação e organização das vitrines;
  • Organização de toda a loja, como prateleiras e manequins;
  • Cuidar do estoque e trabalhar com a separação de peças novas e as antigas.

Além, é claro, dos desafios cotidianos de qualquer loja de roupa, que não param enquanto sua equipe realiza a troca de coleção.

Organize também o mix de produtos com antecedência

A sua equipe deve estar por dentro das decisões que circundam a troca de coleção, por isso, é válido saber antecipadamente quais serão as tendências da próxima estação.

Isso permite um planejamento mais assertivo, focado em um equilíbrio entre a demanda de seu público-alvo e as peças que estão chamando a atenção do mercado. E uma boa maneira de fazer isso é por meio de promoções variadas à medida que a nova coleção estiver para chegar.

Além de liquidar as peças que estão em estoque, abrindo espaço para a troca de coleção, a medida também serve para que o consumidor fique por dentro das novidades. Basta pensar em uma comunicação visual que destaque o que está por vir, usando também os diversos canais de comunicação da empresa, como o Facebook.

Faça uma separação dos produtos da troca de coleção com os antigos

Com a chegada dos novos produtos, já mantenha espaços dedicados exclusivamente para a divulgação deles.  Não misture-os com as peças que já figuravam nas prateleiras e araras, pois isso minimiza o encanto que o seu consumidor pode ter ao se deparar com as peças novas.

Sem falar que, dessa maneira, você consegue apontar um caminho lógico para a clientela, que vai ficar de olho tanto nas promoções de coleções passadas como nas novidades de sua loja.

Isso significa, também, que a exposição desses produtos, da troca de coleção, deve ser privilegiada. Faça uso das vitrines, modifique a disposição do ambiente e atraia o consumidor com a sua criatividade para criar um cenário tentador.

Cuidado também com a comunicação visual da loja

Por fim, aproveite para usar a comunicação visual em seu favor, na troca de coleção. Para isso, aposte em decorações temáticas — algo que funciona bem na mudança de estações — ou mesmo em cartazes e outros itens publicitários.

Cuidado, no entanto, para não criar um cenário tão rico, em detalhes, que tiram o foco da clientela nas peças de roupa. Lembre-se que a composição deve ser harmônica, equilibrada entre as novidades e a demanda que faz o consumidor preferir a sua loja.

E então, o que achou de nossas dicas para manter a loja organizada durante a troca de coleção?  Acompanhe nosso blog com outras dicas e, deixe seu comentário com sugestões, no campo de comentários!

Blog Comments

Gostaria de revender está marca, por ser de ótima qualidade e pela procura!

Olá Fernanda, obrigado pelo contato! Vamos estar entrando em contato você através do e-mail, ok?

Deixe um comentário


2 + 6 =


*Preencha o campo corretamente