Como montar um mix de produtos com um bom planejamento estratégico

15 de abril de 2019 | Dicas, Lojistas
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Você pode optar por aumentar o ticket médio, para melhorar o faturamento, ou mesmo investir mais em marketing para atrair — e reter — o seu consumidor. Mas, por meio de um bom planejamento estratégico, você pode acrescentar outro item a essa lista: a montagem do mix de produtos.

Afinal de contas, é essa atenção especial à oferta de peças, em sua loja de roupas, que se traduz em diferenciais para impactar diretamente o público-alvo, atrair interessados e aumentar as vendas.

Acompanhe-nos então, ao longo desta leitura, e descubra todas as vantagens que um planejamento estratégico pode fazer para a sua loja de roupas ter um mix de produtos impecável!

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As vantagens de acrescentar o mix de produtos ao planejamento estratégico

Indiscutivelmente, o planejamento estratégico é essencial em todas as etapas de montagem e execução de ações na sua loja de roupas. Só que, ao falarmos dessa etapa, em particular, as vantagens se destacam.

E sabe por quê? Primeiramente, pelo fato de colocar o seu negócio como um verdadeiro auxílio à demanda do seu consumidor. Atendendo às necessidades dele e, inclusive, antecipando tendências.

Com isso, você economiza o tempo dos seus clientes, que vão procurar diretamente na sua loja por uma novidade. Sem falar que a diversificação no mix de produtos também pode ampliar o alcance de sua marca, atendendo a mais perfis e, assim, ampliando a necessidade de um planejamento estratégico mais robusto.

Aumentando as vendas com o mix de produtos

Se o mix de produtos, por si só, já é interessante para agregar mais valor ao seu empreendimento, isso só é possível por meio de um bom planejamento estratégico. E é o que veremos logo abaixo, apontando as maneiras de usar essa ação em curto e médio prazo no seu dia a dia!

Antecipe as necessidades

Quais são as necessidades, os desafios e os hábitos de consumo do seu público? Saber as respostas para essas perguntas faz com que o seu planejamento estratégico seja preenchido automaticamente, quase.

Afinal, com base nisso você consegue antecipar novas demandas e necessidades destacando, com antecedência, eventuais tendências que a sua concorrência sequer explorou ainda.

Aponte o uso diferenciado dos produtos

A melhor maneira de valorizar o mix de produtos é gerando uma dependência, necessidades. E, na loja de roupas, a sua vitrine é o cartão-visita ideal para isso.

Basta fazer composições que inspirem e encantem o seu consumidor. Uma dica simples, funcional e que vai agregar muito ao seu planejamento estratégico para aumentar as vendas, atrair novos clientes e gerar a fidelização do seu consumidor.

Aprenda a equilibrar a quantidade de peças

Equilibre o mix de produtos compondo peças que têm mais saída, com aquelas menos populares. Assim, ao criar um eficiente repertório para compor combinações, o giro de peças vai ser maior e você não vai ficar com produtos retidos no estoque — o que se configura em um prejuízo em médio e longo prazo para você.

Use o planejamento estratégico em datas comemorativas

Experimente as datas comemorativas — já tão ansiadas pelo varejo — para usar o seu planejamento estratégico e, assim, render mais vendas a partir do mix de produtos.

Para isso, fortaleça as cores, as tendências e os tipos de peças mais adequados para cada uma dessas datas. Passe a ser a referência, do seu nicho, e dite as futuras tendências a partir desse monte de peças diferenciadas.

Decore eficientemente o seu ponto de venda

Por fim, aproveite para dar um destaque às ações definidas no seu planejamento estratégico. Isso significa um pontual trabalho de decoração da sua vitrine e, também, do interior da sua loja de roupas.

Use as combinações do seu mix de produtos, componha uma decoração temática com as datas comemorativas e use as cores e designs que costumam impactar o perfil do seu consumidor.

Com isso, lenta e gradualmente, a sua marca vai surgir sempre à frente da concorrência. E, somado a um nível de excelência invejável de atendimento, a sua loja vai vender mais, atrair e reter sempre mais clientes!

Por falar em nível de excelência, a capacitação de sua equipe é essencial para o planejamento estratégico surtir o efeito esperado. Por isso, aproveite para conferir os motivos pelos quais você deveria investir no treinamento dos seus vendedores!

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