Saiba escolher a paleta de cores ideal para a vitrine da sua loja de roupas

11 de março de 2019 | Dicas, Lojistas
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Vai montar o interior da sua loja, a identidade visual do site e das redes sociais ou, ainda, compor a vitrine para uma ação especial? Então, lembre-se que um dos principais pontos nessa empreitada envolve a escolha da paleta de cores que tenha tudo a ver com a sua marca.

Não à toa, trata-se de um dos primeiros elementos a serem considerados para uma composição harmônica e que facilite a identificação do seu público-alvo com tudo relacionado à sua loja de roupas.

Por isso, neste post vamos apresentar para você não apenas a importância da paleta de cores, como algumas orientações básicas para você acertar em cheio na sua tomada de decisão. Confira!

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Busque referências para a sua paleta de cores

A paleta de cores marca presença em todos os aspectos que demandam atenção visual, como:

  • Moda;
  • Arquitetura;
  • Artes cênicas;
  • Decoração;
  • Design.

Entre outros meios e atividades, como é o caso da sua loja de roupas. Ao buscar referências que tenham a ver com a identidade do seu negócio, fica mais fácil considerar as tonalidades que vão despertar a atenção — e o interesse — do seu público-alvo.

Foque no mundo da decoração

Nesse contexto, convém uma atenção mais detalhada ao mundo da decoração, uma vez que as suas ideias casam perfeitamente com a elaboração de uma vitrine para lojas de roupas.

Algumas dicas para isso consistem em analisar, constantemente, novas tendências do setor, as tendências passadas e, claro, tudo aquilo que a sua concorrência tem trabalhado nesse sentido.

Avalie o uso do círculo cromático

Antes de selecionar a dedo os tons que vão preencher a vitrine da sua loja de roupas, considere o uso do círculo cromático. Resumidamente, trata-se de uma ferramenta que avalia automaticamente a melhor harmonia de cores com base na representatividade de cada uma delas.

Por exemplo: branco e preto são contrastantes, mas ao redor de cada um desses tons, existe uma série de cores que podem agregar de maneira complementar ao visual da sua vitrine.

Vale destacar, ainda, que o círculo cromático pode ser usado tanto de maneira contrastante quanto análoga. Assim, sua paleta de cores ganha mais diversidade e, consequentemente, mais possibilidades para agregar uma identidade única à sua loja de roupas.

Só para exemplificar:

  • Contrastes, no círculo cromático, são todas as cores que se encontram no lado oposto ao desenho;
  • Cores análogas estão mais próximas, no círculo cromático, o que gera combinações mais suaves. Um exemplo disso: o vermelho e o rosa.

Convém se atentar, portanto, ao efeito que você tem em mente, para compor a sua vitrine, permitindo que você agregue total assertividade à sua tomada de decisão.

Confira a atmosfera criada pela paleta de cores

É importante se certificar, por fim, que a paleta de cores cria um efeito. E a primeira coisa a ser analisada é:  esse é o efeito que desejo criar nos meus consumidores e clientes em potencial?

Atenção ao fato de que as cores criam sensações múltiplas nas pessoas. Percepções que vão desde as influências sociais e culturais aos aspectos pessoais.

Com isso, cabe a você identificar, previamente, as tonalidades que melhor causam o impacto desejado por meio da identificação do seu público-alvo.

Complementarmente, lembre-se que as cores, por si só, despertam emoções e sensações diversas.

O vermelho, por exemplo, remete à paixão e ao amor, mas também à impulsividade — ideal para compras de última hora, portanto.

Outro exemplo é tendência tradicional de cartelas de cores para as estações mais frias do ano.

É por meio dessa análise que você deve se nortear e compor uma ação verdadeiramente focada nos seus objetivos — e, é claro, na sua identidade visual também!

Quer saber por onde começar a composição da paleta de cores para a sua vitrine — e já com um pezinho mais próximo das principais tendências do setor? Então, aproveite para descobrir a cor de 2019 indicada pela Pantone!

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