Saiba como reconhecer o perfil do cliente e ser mais efetivo nas vendas

15 de março de 2018 | Lojistas
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É cada vez mais relevante a percepção de que ao conhecer o perfil do cliente a sua empresa pode obter performances e resultados melhores. Afinal de contas, é a partir desse tipo de informação que você consegue compor ações personalizadas para aprimorar a experiência de compra e gerar mais vendas.

Sem falar que é o perfil do cliente quem dita quais tendências você deve seguir e o tipo de roupa que deve busca para as próximas coleções, entre outras informações. E, para ajudar no desenvolvimento de sua marca, nós reunimos neste post tudo o que você precisa saber para identificar o perfil do cliente e se relacionar com ele. Acompanhe!

Por que analisar o perfil do cliente?

Você como consumidor também deve procurar por coisas específicas que façam você preferir um tipo de jeans a outro modelo, não é mesmo? Pois o mesmo se aplica ao seu público-alvo! O que você pode entender, ao analisar o perfil do cliente, são essas características. Aquilo que pode influenciar uma decisão de compra e fazê-lo preferir os seus produtos.

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Sem falar que esse conhecimento se torna em um poderoso argumento de venda. O cliente entende que você o conhece, sabe quais são os seus objetivos e carências. E que consegue alinhar as suas roupas a esses desafios que ele normalmente encontra em outras marcas.

Como conhecer o perfil do cliente?

Existem diversas alternativas para que você fique cada vez mais perto do consumidor para suprir as suas demandas. Entre as principais, destacamos as seguintes:

Estudo de mercado

Antes de conhecer o perfil do cliente pergunte-se: você conhece o seu mercado de atuação? A questão é relevante, pois ajuda a compreender cada vez mais o universo ao redor da demanda que você pode construir.

Para isso, analise o potencial de crescimento do setor, as ações efetuadas pela concorrência — e avalie oportunidades e carências dentro delas — e quais são as principais tendências do setor. Isso tudo facilita um desenho mais preciso a respeito do perfil do cliente.

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Pesquisa interna

Agora, é hora de analisar internamente o perfil do cliente com base naquilo que você já conhece dele. Por exemplo: avalie os hábitos de compra deles, identifique as peças que tiveram mais saída e confira quais são os pedidos mais comuns deles.

Em seguida, promova uma pesquisa e distribua para os clientes — pessoalmente, em seu site ou via redes sociais — para conhecê-lo melhor. Certifique-se de perguntar, entre outras questões particulares para o seu negócio:

  • Quais são os hobbies do cliente;
  • Qual é o tipo de roupa que ele prefere ou mais usa;
  • Quais são seus hábitos de consumo;
  • O que ele faz para se divertir;
  • Quais são os grandes desafios e preocupações que a sua empresa pode solucionar.

Veja o quanto isso pode servir para deixar o seu negócio cada vez mais perto de se relacionar qualitativamente com o público. Além disso, é importante ter um cadastro completo de cada cliente. Com isso, as ações são melhor direcionadas e o atendimento ganha um diferencial. Algo que a sua concorrência pode não ter iniciado, ainda.

Construa um perfil do cliente mais completo possível, e descubra como novas oportunidades de negócio podem nascer simplesmente porque você entende melhor cada pessoa que entra em sua loja com potencial de compra.

E, para aprimorar ainda mais os resultados em sua loja de roupas, confira também nossas dicas e truques de vendas especiais para lojistas!

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