Técnicas de como vender mais em sua loja

4 de novembro de 2017 | Dicas, Lojistas
Técnicas de como vender mais

O bom relacionamento com o cliente é um dos diferenciais de qualquer loja varejista, hoje em dia. E sabe por quê? Por meio desse trabalho em constante aprimoramento é que você define as melhores técnicas de como vender mais, sabia?

Afinal de contas, é entendendo as necessidades e objetivos do consumidor que você identifica oportunidades de negócio. Sem falar que é um elemento fundamental para atrair e reter o cliente para que lembre-se de sua marca ao precisar de uma nova peça de roupa.

Para ajudar, reunimos neste post algumas técnicas de como vender mais para você se inspirar e trabalhar o relacionamento com o cliente. Confira!

Aproxime-se do cliente e entenda suas necessidades

Um bom sorriso é o cartão de visitas do vendedor — e muitos se esquecem disso. Simpatia e solicitude são qualidades que tendem a afrouxar a resistência do consumidor em se abrir e, por isso, devem ser aproveitadas.

Assim, é possível abordar o cliente com tranquilidade, e ouvi-lo é fundamental para entender o que o levou até a loja. Com esta, que é uma das grandes técnicas de como vender mais, ocorre a aproximação e é dado o primeiro passo para nutrir o relacionamento com o cliente.

Uma dica: aproveite a aproximação e pergunte o nome do cliente. Tratá-lo dessa maneira ajuda a promover um atendimento diferenciado e exclusivo, aumentando as chances de efetuar mais vendas.

Atenda com perguntas abertas e fechadas

Entre as principais técnicas de como vender mais, esta se destaca. Afinal, é a maneira com a qual você vai estreitar o relacionamento com o cliente e compreender o que ele necessita. Para tanto, vamos diferenciar as perguntas abertas das fechadas:

  • Perguntas abertas: são aquelas que permitem a elaboração de respostas maiores e mais complexas. Exemplo: o que você procura ao comprar roupas masculinas?
  • Perguntas fechadas: são os questionamentos cujas respostas tendem a ser “sim” ou “não” ou categóricas. Exemplo: que número você veste de calças jeans?

Ambos os tipos de questionamentos ajudam a explorar mais as necessidades do consumidor. Comece com as perguntas abertas, que permitem o entendimento amplo da questão, e afunile à medida que você já conhecer mais a respeito dos interesses do seu cliente.

Foque mais em solucionar problemas e menos nas comissões

A maioria dos clientes que vem até a sua loja possui um problema — e cabe à sua equipe resolvê-lo. Por isso é tão importante o desenvolvimento de um relacionamento com o cliente.

É necessário, portanto, um redirecionamento de prioridades: os vendedores devem focar menos em suas metas e comissões, e focar na solução do problema de cada cliente. Dessa maneira, os resultados e benefícios virão natural e automaticamente.

Foque na atualização contínua de conhecimento

Para compreender e aplicar a melhores técnicas de como vender mais é importante, acima de tudo, conhecimento. E aí reside a importância em estimular e promover essa atualização nas habilidades e competências da sua equipe. Pode ser por meio de:

  • Indicações de livros ou conteúdos on-line e gratuitos;
  • Workshops (internos ou externos);
  • Treinamentos;
  • Avaliações periódicas e simulações de vendas.

Isso tudo ajuda a fazer com que o relacionamento com o cliente seja cada vez mais qualificado, sem falar na importância em gerar valor para a experiência de compra. E, como o mercado é dinâmico, seus vendedores devem acompanhar as tendências e saber como impactar as necessidades do público-alvo constantemente — como usar o Facebook para efetuar vendas.

Com base nessas técnicas de como vender mais, o fechamento do atendimento será uma natural conclusão. Pratique-as, e não deixe de comentar conosco, posteriormente, os resultados obtidos no campo de comentários deste post!

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