Tendência de moda: como nascem e quais suas peculiaridades

24 de setembro de 2018 | Lojistas
Tendência-de-moda-como-nascem-e-quais-suas-peculiaridades

A tendência de moda dita os rumos de um estilo, de acordo com cada estação do ano. Mas não apenas isso: elas são moldadas para refletir um momento, uma circunstância atual.

Esse fenômeno é conhecido como zeitgeist (tradução para o “espírito do tempo”), que assume o protagonismo nos desfiles de moda e ajudam os profissionais do setor a idealizarem peças que possam fazer o sucesso em uma época do ano ou se consolidarem na preferência popular.

E, se você vinha se perguntando de onde surgem as tendências de moda — e os motivos para elas ganharem tanta evidência — este post foi feito especialmente para você. Nos próximos tópicos vamos discuti-las, apontando as suas peculiaridades e compreendendo o nascimento das tendências. Acompanhe!

Como surge uma tendência de moda?

As projeções surgem, em boa parte das ocasiões, da criatividade daqueles que são considerados influenciadores. Por exemplo, caçadores de tendências que comparam o momento da sociedade com elementos que têm a ver com tais situações.

Bom exemplo disso são as cores que viram tendência de moda anualmente de acordo com a Pantone. Um sucesso que ajuda a impactar as tonalidades presentes em decorações e, também, nas peças de roupas mais cobiçadas do ano.

Agora, como essas cores — seguindo o exemplo acima — são escolhidas? Diante do já citado zeitgeist, são observados diversos sinais, como:

  • efervescência cultural;
  • momento político;
  • assuntos em alta;
  • movimentos sociais em evidência.

Até o advento da internet, isso acontecia de maneira uniforme: das passarelas para as lojas de roupas e, então, para as ruas. Só que as últimas duas décadas construíram mais vias para a criação e consolidação de uma tendência de moda.

tendência de moda - Tendência de moda: como nascem e quais suas peculiaridades

Agora, estilistas e outros profissionais do setor de moda olham, primeiramente, para as ruas. É de lá que saem os ecos de uma possível tendência de moda que vai ganhar forma, volume e cores.

Como ocorre o enraizamento de uma tendência de moda?

As chances de popularização ocorrem, posteriormente, quando uma ou mais áreas criativas exploram essas características. Casos de:

  • moda;
  • artes visuais;
  • arquitetura;
  • publicidade;
  • cinema;
  • fotografia.

Entre outras áreas que vão complementando detalhes, aqui e ali, que agregam diferenciais para cada manifestação artística da mesma tendência.

Como identificar uma tendência de moda na sua loja de roupa?

O primeiro passo é a profunda atenção às movimentações do mercado e, claro, os grandes eventos do setor. Por meio deles você consegue antecipar uma tendência de moda que a sua concorrência ainda não explorou.

Além disso, esse planejamento incessante configura-se em boas oportunidades para agregar oportunidades exclusivas ao seu público-alvo. Em uma época na qual a experiência do consumidor é valiosa, uma marca de loja de roupas que se preocupa em expor no visual de suas clientes as principais tendências tem grandes chances de fidelizar esse consumidor.

Outras dicas que podem fazer a diferença na busca por uma tendência de moda que se destaque na sua vitrine:

  • quais são os assuntos que mais cativam o interesse do seu público-alvo? Descubra-os para avaliar a possibilidade de resgatá-los em peças de roupas criativas, elegantes e acessíveis;
  • o que o mercado internacional está planejando para as próximas estações? Tenha em mente que o hemisfério norte possui estações do ano opostas às vividas no hemisfério sul. E isso ajuda a planejar com boa antecipação alguma tendência de moda para a próxima estação;
  • não foque só no exterior. Como antecipamos, muitas tendências têm nascido a partir da criatividade das pessoas que vestem as suas roupas. Essas pessoas influenciam e ditam a moda também, por isso, é importante ter esse contato próximo;
  • mantenha um olhar atento às estratégias da concorrência. Mesmo quando as campanhas são inovadoras, você pode tirar uma ou duas lições e oportunidades por meio delas.

Ou seja: para ter a sua loja alinhada à tendência de moda do momento — e também aquelas que se fortalecem e ganham sobrevida ao longo dos meses — é importante monitorar o mercado em todas as suas vertentes.

Agora, o protagonismo de inserir uma tendência de moda na sua loja de roupas depende exclusivamente de você. Releia as nossas dicas e potencialize a sua análise de mercado para levar as novidades mais estilosas e versáteis para o seu público-alvo antes da concorrência!

E, para dar um passo certeiro nessa direção, gostaríamos de convidar você para analisar as tendências em primavera/verão para 2019 da Brix Jeans! Confira, e inspire-se em nossas dicas sobre tendência de moda para as estações mais quentes do ano!

Ebook guia completo - Tendência de moda: como nascem e quais suas peculiaridades

Deixe um comentário


2 + 5 =


*Preencha o campo corretamente